Origem nordestina

a Quadrilha Junina como Patrimônio Vivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60144/v6i.2025.138

Palavras-chave:

Cultura, Quadrilha Junina, Origem nordestina, Patrimônio Vivo

Resumo

O patrimônio vivo explora uma outra perspectiva para o patrimônio cultural, que está intimamente ligada na concepção de valorizar grupos e pessoas. E contribuir para que as gerações futuras consigam deixar para a sociedade as técnicas de fazer tais atos culturais. Objetivo: essa pesquisa visou apontar a importância da quadrilha junina como patrimônio vivo e a corroboração para a salvaguarda de um povo, através da associação cultural e quadrilha junina Origem Nordestina. Seguindo essa estrutura. Metodologia: caracteriza-se como pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, com uso de duas técnicas para atender o objetivo da pesquisa: revisão narrativa e com observação participante, não estruturada, do tipo pontual. Resultados: apontam a primeira quadrilha junina a ter o título de patrimônio vivo no Recife e o reconhecimento do título após sua premiação. Conclusões: que a tradição da quadrilha junina permite compreender a história e as tradições da comunidade, bem como o registro e transmissão de suas memórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Vitor dos Santos Crispim, Universidade Federal do Pernambuco (UFPe) - Brasil

Doutorando em Ciência da Informação. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Fabio Assis Pinho, Universidade Federal do Pernambuco (UFPe) - Brasil

Doutor em Ciência da Informação. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Referências

BRASIL. Patrimônio imaterial: disposições constitucionais: normas correlatas: bens imateriais registrados. Brasília: Senado Federal, 2012.

CHIANCA, L. O. A festa do interior: São João, migração e nostalgia em Natal no século XX. Natal, RN: EDUFRN, 2006. 170p.

CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999.

FOLHA DE PERNAMBUCO (Pernambuco). Jornalista. Mais que um espetáculo, quadrilhas juninas unem moradores de comunidades e promovem transformação. 2024. Elaborado por Gabriela Castello Buarque. Disponível em: https://www.folhape.com.br/noticias/mais-que-um-espetaculo-quadrilhas-sao-importantes-agentes-sociais-e/339491/. Acesso em: 10 jul. 2024.

LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

LUCY ALVES. Xaxado no chiado. São Paulo: Warner Music, 2018.

MAGNANI, J. G. C. Pensar grande o patrimônio cultural. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 62-67, dez. 1986.

MARTIN-FUGIER, A. Os ritos da vida privada burguesa. In: PERROT, M. (Org.). História da vida privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

MORAES, E. V. H. Para uma filosofia da cultura: sobre as relações entre Cultura e Ethos, por intermédio da Bildung alemã e da Paideia. In: ENCONTRO BAIANO DE ESTUDOS EM CULTURA, 3., 2012, Cachoeira. Artigos Completos [...]. Cachoeira: UFRB, 2012.

PERNAMBUCO. Lei nº 12.196, de 02 de maio de 2002. Institui o Registro de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Recife: Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, 2002.

RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: UNICAMP, 2007.

SANTOS, M. R. Nos arraiais da memória: as quadrilhas juninas escrevem diferentes histórias. Recife: Secretaria da Cultura, 2010.

SILVA, F. I. C.; SOUZA, E. D. Informação e formação da identidade cultural: o acesso à informação na literatura de cordel. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 16, n. 1, p. 215-222, jan./jun. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/455/1506. Acesso em: 08 jul. 2024.

WIJESURIYA, G. Living heritage. Roma: ICCROM, 2015.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2025-03-17

Como Citar

Crispim, P. V. dos S., & Assis Pinho, F. . (2025). Origem nordestina: a Quadrilha Junina como Patrimônio Vivo. Ciência Da Informação Express, 6, 1–17. https://doi.org/10.60144/v6i.2025.138

Edição

Seção

Artigo

Categorias