Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Respeita a lei de direito autoral vigente no país, concorda com a divulgação desta obra via acesso aberto, desde que citada a fonte.
  • Autores poderão depositar versões de seus trabalhos em repositório institucional ou outro de sua escolha, desde que sejam de acesso aberto.
  • Os trabalhos submetidos passarão por detectores de plágio.
  • Estou ciente que os pareceres dos avaliadores poderão ser disponibilizados com ou sem a sua identificação.

Diretrizes para Autores

1 Escopo de atuação

O Ciência da Informação Express é um canal de comunicação e divulgação científica  que aceita submissões de  trabalhos inéditos relacionados com a área da Ciência da Informação, que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades do setor de informação em ciência e tecnologia, com pelo menos um dos autores com título de doutor.

O periódico aceitará somente trabalhos inéditos: artigos de pesquisa, relatos de experiências, resenhas de livros publicados até três anos ou ensaios críticos.

Com relação a periodicidade adota o sistema de publicação contínua (rolling pass). Nesse formato  a publicação ocorre conforme os artigos vão sendo aprovados. É um volume por ano, sem fascículo, no intuito de minimizar a dilatação entre o tempo de submissão, o aceite e a divulgação dos artigos aprovados. 

O material para publicação deverá ser postado no Open Journal System, na página do periódicohttps://cienciadainformacaoexpress.ufla.br, respeitando os princípios da submissão às cegas.

2 Avaliação por pares

O Ciência da Informação Express adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review) para artigos científicos e comunicação.  As demais seções ocorre o método de avaliação simples, quando o revisor conhece a identidade e a instituição do autor.

Os textos são pré-avaliados pela equipe de Editores que considerarão a originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais. Caso contrário os autores serão notificados num prazo de até 30 dias com a rejeição, necessidade de adequação e/ou arquivamento do artigo.

Após a primeira avaliação, os textos aprovados serão encaminhados para o mínimo de dois pareceristas que possuam reconhecida competência nas áreas relacionadas, para a análise, aprovação (com ou sem correções) ou rejeição do mesmo. Em caso de empate da decisão dos pareceristas, os editores poderão solicitar a participação de mais avaliadores. O Editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito notificará ao autor da “Aceitação”, “Aceitação com correções obrigatórias”, “Submeter novamente” (e nova rodada de análise de pareceristas) ou “Rejeição” e finalização do processo editorial.

No caso de “Aceitação com correções obrigatórias”, o autor terá um prazo preestabelecido pelo editor para envio de nova versão revista. O Editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito verificará se o texto revisado atendeu ou não às exigências dos pareceristas, e informará se o texto foi aceito, rejeitado ou se ainda precisa de modificações. Uma nova rodada de avaliação poderá ser iniciada. O não envio do artigo com as modificações dentro do prazo estipulado sem devida justificativa poderá incorrer em rejeição imediata.

Caso o parecer final do manuscrito seja rejeitado, o autor será notificado sobre o motivo da recusa, podendo ser submetido novamente após a incorporação de novos elementos ao texto, seguindo as recomendações dos pareceristas, reiniciando o fluxo editorial e disponibilidade de pareceristas distintos das rodadas anteriores.

Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, os editores se reservam o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor deve reformular o texto conforme o solicitado pela revista, amparada, especialmente, pelos pareceres dos avaliadores .

Os editores se reservam o direito de rejeitar aquelas submissões que tenham um conteúdo com significativa semelhança com outros documentos, identificados por meio de softwares de aferição de similaridades, com taxa superior a 30%, identificada em qualquer parte do processo.

O tempo médio de resposta desde a aceitação da submissão até a confirmação de publicação é de aproximadamente 160 dias.

O parecerista poderá decidir se tem interesse em que seu parecer seja publicado de forma anônima junto com o artigo avaliado, conforme template.

A critério do parecerista e dos autores, simultaneamente, as suas identidades poderão ser reveladas, a fim de serem esclarecidas dúvidas e favorecer a redação dos manuscritos.

Poderão ser aceitas submissões de  preprints, com avaliação por pares às cegas (e não duplamente cega).

Poderão ser recebidos e publicados os dados de pesquisa ou materiais suplementares, juntamente com os artigos submetidos, que se enquadrem nesse formato.

Recomenda-se o máximo de até três autores, sem que esteja restrito a essa quantidade de autores. É de responsabilidade do autor principal a inclusão dos metadados de coautoria, devendo constar a especificação da atividade que exerce, a instituição em que trabalha e titulação acadêmica de todos os autores, conforme exemplo a seguir:

Maior titulação do autor. Instituição de afiliação, Cidade, Estado, País. E-mail. Orcid ID. 

Padrão:

Doutora em Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
email@email.com.
https://orcid.org/xxxx- xxxx- xxxx- xxxx.

Verifique se documento não tenha nenhum comentário, informação ou dado que possa identificar os autores no manuscrito.

Submissões incompletas serão arquivadas/rejeitada após 15 dias do início do processo.

3 Formato de apresentação

Os artigos deverão estar em fonte arial 12 pt,  espaço 1,5, no mínimo 8 e no máximo 20 páginas, conter um resumo em português,  fonte arial, 10pt, com no máximo 11 linhas, no qual fiquem claros a problemática, objetivos, metodologia e conclusões do trabalho, bem como sua tradução para o inglês. Recomenda-se usar o template bem como consultar as normas da ABNT.

Os arquivos devem ter o formato Doc, Docx, Open Office ou RTF.

Template disponível (vai ocorrer o download do template):

As ilustrações, desenhos, gráficos e tabelas deverão seguir o recomendado pela ABNT.

Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação deve aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, tabela entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título, a fonte menor que o texto. Recomendamos o tamanho 10. Exemplos:

Quadro 1 - Recomendações para o acervo das bibliotecas
Tabela 1 - Estados brasileiros
Figura 1 - Logomarca do Ciência da Informação Express
Gráfico 1 - Publicações em acesso aberto

Após a ilustração, na parte inferior, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). 

As ilustrações devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem.

Para as citações deve ser utilizado o formato autor/data com base na ABNT NBR 10520/2002. Não utilize o sistema de citação em nota de rodapé.

As referências bibliográficas deverão ser listadas, em ordem alfabética, ao fim de cada artigo, conforme a Norma NBR-6023 da ABNT. Recomendações importantes:

  • é obrigatório incluir a cidade nas referências de artigos de periódicos. Utiliza-se a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes [s. l.], somente, quando não for possível identificar o local de publicação. Recomenda-se consultar a base de dados Catálogo Coletivo Nacional (CCN), LC Catalog ou ISSN Portal;
  • É obrigatório a inclusão do link de acesso para documentos online e o DOI, quando estiver disponível.

A revisão bibliográfica e linguística  é de exclusiva responsabilidade do (s) autor (es).

4 Metadados

Os autores devem preencher todos os metadados no sistema do canal, incluindo o ORCID de todos os autores.

O título do trabalho deve ser escrito com a primeira letra em maiúscula e o restante em minúscula.

O resumo deve ter seguir as mesmas recomendações dispostas no artigo.

As palavras chaves devem ser inseridas, uma de cada vez.

As referências devem ser inseridas conforme disposto no artigo.

5 Notas e créditos da publicação

O Ciência da Informação Express adota o documento intitulado Notas e créditos da publicação com os dados de autoria e informações pertinentes do texto com as especificações a seguir:

Reconhecimentos, Financiamento, Conflitos de interesse, Aprovação ética, Disponibilidade de dados e material, Manuscrito publicado como preprint, Contribuições dos autores (Concepção do estudo, Conceitualização, Metodologia, Coleta de dados / investigação, Curadoria de dados, Análise dos dados, Discussão dos resultados, Visualização - gráficos, tabelas e outros, Referências bibliográficas - revisão, Rascunho original, Revisão e edição final, Supervisão e administração, Aquisição de financiamento), Licença de uso, Publicador, Presidente do Corpo Editorial, Editora da Revista, Revisor de linguística, Revisor de referências, Histórico da submissão.

É obrigatório a submissão desse documento como parte suplementar do texto. 

6 Considerações

O Conselho Editorial desta publicação não se responsabiliza por opiniões expressas nos artigos.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.