https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/issue/feedCiência da Informação Express2024-11-18T07:17:26-03:00Nivaldo Calixto Ribeirociexpress@ufla.brOpen Journal Systems<p>O Ciência da Informação Express - CIExpress, ISSN: 2675-8717, é um canal de comunicação e divulgação científica, de acesso aberto, dedicado a veiculação de artigos de pesquisa, de opinião, comunicações, resenhas, resumos, press release, ensaios e outros com temas relacionados à Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia, Ciência da Informação, Tecnologia da informação e práticas de Ciência Aberta. Adota o sistema de <strong>publicação contínua</strong> (<em>rolling pass). </em>Nesse formato <em>a</em> publicação ocorre conforme os artigos vão sendo aprovados. </p>https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/128Impacto da possível descontinuidade do Twitter (x) para os estudos de métricas alternativas no Brasil2024-11-06T07:31:50-03:00Natalia Rodrigues Delbianco nathdelbianco@gmail.com<p><strong>Objetivo:</strong> compreender o impacto que a possível descontinuidade do Twitter (atualmente X) teria sobre as metodologias de coleta e análise de dados altmétricos, considerando o uso significativo da plataforma pela comunidade acadêmica para avaliar o impacto de publicações e interações científicas. <strong>Método:</strong> foi conduzida uma entrevista com especialista, utilizando um roteiro estruturado para explorar a importância do Twitter (X) para as métricas alternativas, as consequências de sua possível descontinuação e o potencial de outras plataformas em substituí-lo. <strong>Resultados:</strong> os entrevistados indicaram que a ausência do Twitter traria desafios significativos para a coleta de dados altmétricos, com plataformas alternativas não alcançando a mesma relevância científica. <strong>Conclusão:</strong> a diversificação de fontes é essencial para mitigar a dependência de uma única plataforma, sendo necessária a adaptação de metodologias e o desenvolvimento de novas ferramentas para atender às demandas dos estudos de métricas alternativas no Brasil.</p>2024-11-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Natalia Rodrigues Delbianco https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/122Open peer review2024-10-09T10:24:56-03:00Lúcia da Silveiraluciadasilveiras@gmail.comErnest Abadal abadal@ub.edu<p><strong>Introdução:</strong> a avaliação por pares aberta é um elemento do ecossistema da ciência aberta que, apesar de sua crescente aceitação, ainda enfrenta resistência em comparação com o modelo tradicional de avaliação duplo-cega. <strong>Objetivo:</strong> apresentar os modelos de avaliação por pares aberta mais consolidados, seus benefícios e limitações, além das percepções de autores, revisores e editores. <strong>Metodologia:</strong> descreve estudos de caso de periódicos ou plataformas que implementaram esse modelo, como BioMed Central, British Medical Journal, e dois casos brasileiros como a SciELO e Encontros Bibli. <strong>Resultados</strong>: destaca-se que a revisão por pares aberta promove maior transparência e reconhecimento dos revisores, mas também apresenta desvantagens, como o medo de retaliação e possíveis vieses. Além disso, o estudo demonstra que a adoção ainda é limitada, com poucos periódicos adotando integralmente o modelo. <strong>Conclusão:</strong> Recomenda-se uma implementação gradual, considerando a flexibilidade nas práticas e o uso de plataformas adequadas para suportar a gestão do processo.</p>2024-11-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Lúcia da Silveira, Ernest Abadal https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/119A pedagogia aberta na produção científica brasileira2024-11-12T08:25:04-03:00Francinara da Costa Cândicofrancinaracosta3@gmail.comEduardo César Borgeseduardoborges@ufla.br<p><strong>Introdução:</strong> as tecnologias digitais da informação e comunicação têm sido fundamentais na criação de novas abordagens pedagógicas, destacando-se a pedagogia aberta. Essa metodologia promove o acesso livre ao conhecimento por meio de Recursos Educacionais Abertos (REA), facilitando a democratização da educação e o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais flexíveis e colaborativas. <strong>Objetivo:</strong> identificar e analisar registros científicos sobre pedagogia aberta na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), buscando compreender sua aplicação e relevância em diferentes contextos acadêmicos. <strong>Metodologia:</strong> foi adotada uma metodologia documental, descritiva e quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu em 30 de agosto de 2023, utilizando o termo "pedagogia aberta" como critério de busca. A análise focou em identificar áreas do conhecimento, contextos educacionais e abordagens metodológicas nos trabalhos encontrados. <strong>Resultados:</strong> foram identificados nove documentos, sendo seis dissertações e três teses, todos na área de Ciências Humanas. Esses estudos abordam a aplicação da pedagogia aberta em contextos como educação musical e artística. <strong>Conclusão:</strong> a pedagogia aberta demonstra ampla aplicabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas mais inclusivas e colaborativas, impactando positivamente diversas áreas do conhecimento e promovendo maior equidade no acesso à educação.</p>2024-11-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Francinara da Costa Cândico, Eduardo César Borgeshttps://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/124A produção científica editorial da UFRB na pandemia2024-10-18T11:51:29-03:00Rosineide Pereira Mubarack Garciarose.mubarack@ufrb.edu.brJoane Diogo Santos Sant’Anajoane@ufrb.edu.brAntônio Vagno Santana Cardosovagnosc@ufrb.edu.br<p><strong>Introdução</strong>: a comunidade acadêmica, ao longo da sua história, produz pesquisas científicas, inovações tecnológicas, educacionais e culturais, no âmbito do ensino da Graduação e Pós-Graduação, na pesquisa, na extensão e nas ações afirmativas. Todavia, o mundo viveu recentemente um momento pandêmico e no contexto de isolamento social surgiu a necessidade de intensificar as políticas editoriais. <strong>Objetivo</strong>: sistematizar as políticas institucionais editoriais da UFRB relacionadas ao apoio da difusão do conhecimento científico no período pandêmico da Covid-19. <strong>Metodologia</strong>: utilizou-se a pesquisa de cunho qualitativo, descritiva e documental, com ênfase no levantamento de documentos oficiais da Editora, políticas editoriais e os seus resultados no momento pandêmico. <strong>Resultados</strong>: constatou-se que a EDUFRB publicou 6 editais que resultaram na submissão de 89 propostas e 12 no fluxo contínuo. <strong>Conclusões</strong>: com base nos dados obtidos, houve um significativo avanço nas publicações de livros, na difusão do conhecimento científico e na divulgação do acervo aberto da Editora.</p>2024-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Rosineide Pereira Mubarack Garcia, Joane Diogo Santos Sant’Ana, Antônio Vagno Santana Cardosohttps://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/121A editora universitária da Univale2024-10-10T14:21:47-03:00Deborah Luísa Vieira dos Santosdeborah.santos@univale.brIsis Carolina Garcia Bispobibliotecariaisis@gmail.comRosilene Conceição Macielrosilene.maciel@univale.brGabriel da Cruz Venturagabriel.ventura@univale.brNicole Kethy Rodrigues Coimbranicole.coimbra@univale.br<p><strong>Objetivo:</strong> apresentar a reestruturação editorial e administrativa da UNIVALE Editora, a partir de 2022. <strong>Método:</strong> este artigo é caracterizado como um estudo de caso, com aplicação de aporte teórico da Gestão da Informação e do Conhecimento ao processo de editoração científica da UNIVALE. Para isso, foi realizado um diagnóstico, consulta às diretrizes da Associação Brasileira de Editoras Universitárias - ABEU, e pesquisas sobre boas práticas em outras editoras científicas. Foram aplicadas ferramentas de planejamento e gestão da qualidade, a fim de otimizar os fluxos e processos da informação científica. <strong>Resultado:</strong> a partir da reestruturação, foi possível adequar o funcionamento da editora ao que se espera de uma editora universitária, preconizado pela ABEU. Dentre os principais resultados têm-se o desenvolvimento dos documentos, Manual da Escrita, Guia do Parecerista, publicação de editais e filiação à ABEU. <strong>Conclusões:</strong> os processos se deram com a finalidade de proporcionar a oferta de serviços de editoração que garanta a qualidade técnica e de conteúdo. Portanto, a reformulação de uma editora universitária demanda pesquisa, técnicas e ferramentas de gestão, bem como necessita de uma equipe multidisciplinar.</p>2024-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Deborah Luísa Vieira dos Santos, Isis Carolina Garcia Bispo, Rosilene Conceição Maciel, Gabriel da Cruz Ventura, Nicole Kethy Rodrigues Coimbrahttps://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/106Biblioteca no Japão2024-01-23T06:57:50-03:00Alexander William Azevedoalexander.azevedo@ufpe.br<p><strong>Introdução:</strong> O estudo examina a evolução das bibliotecas no Japão, desde a sua origem até os dias atuais, traçando um panorama abrangente desse dispositivo educacional e cultural ao longo da história japonesa. O<strong> objetivo </strong>principal da pesquisa foi analisar como as bibliotecas contribuíram para a disseminação do conhecimento, a preservação da cultura e a construção da identidade japonesa. Para alcançar esse objetivo, adotou-se como <strong>procedimento metodológico</strong> a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, que possibilitou observar nos <strong>principais resultados</strong>, a relevância contínua das bibliotecas no Japão, não apenas como locais de armazenamento de informações, mas também como centros de difusão cultural e intelectual, no percurso histórico do Japão. Destaca as transformações contemporâneas enfrentadas pelas bibliotecas japonesas, à medida que se adaptam às demandas da era digital e buscam preservar o rico patrimônio bibliográfico do país.</p>2024-10-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Alexander William Azevedohttps://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/120Brief considerations on ethics for artificial intelligence neurotechnologies2024-09-30T11:55:27-03:00Sthéfano Divinosthefanodivino@ufla.br<p><strong><em>Introduction:</em></strong><em> implants and technological devices are being used to decode neural activity to move a prosthetic arm, control an avatar, and turn thoughts into text through an AI-based decoder. These situations are designed by Brain-computer Interface (BCI), one of the main AI-based neurotechnologies used to understand the brain and to improve people's welfare. In 2023, UNESCO already recognized its benefits but also revealed the potential ethical issues and problems, particularly with its use of non-invasive interventions.<strong> Objective:</strong> so, this essay aims to answer the following research question: which Ethical standards can be designed and used to balance the person’s rights with technological development to prevent vulnerability situations? <strong>Method:</strong> the methods used in this work is the bibliographic research plus the hermeneutic interpretation. <strong>Results:</strong> it proposes Ethical standards for protecting the rights of the vulnerable to ensure that these rights are respected. <strong>Conclusions:</strong> there is no need for the creation of a new neurorights. Privacy and intimacy can and will deal with all the issues of neurotechnologies. However, it is necessary to improve the protection of the owner's rights through strong ethical and governance standards.</em></p>2024-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sthéfano Divinohttps://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/115Blocos de rua no carnaval brasileiro2024-09-18T11:49:49-03:00Marcia Aparecida Bolinamarciabolina@gmail.comFabricio Ziviani contato@fabricioziviani.com.br<p><strong>Objetivo:</strong> O presente estudo tem a finalidade de compreender como os blocos de rua no carnaval brasileiro contribuem para a integração, igualdade e a participação ativa de grupos historicamente excluídos na vida cultural brasileira. Além disso, examinar como a Ciência da Informação, com sua natureza transdisciplinar e multicultural, por meio da interação com diversas áreas do conhecimento, pode contribuir para a preservação do patrimônio cultural produzido pelo evento. <strong>Método:</strong> O método de pesquisa consiste em uma breve revisão da literatura com foco nos dados científicos obtidos, entre os anos de 2022 e 2023, por meio de buscas em bases de dados. Faremos uma análise qualitativa e estudo de caso. <strong>Resultado:</strong> Verificou-se que os blocos de rua inclusivos presente no carnaval brasileiro, promovem o desenvolvimento cultural, social e econômico dos grupos pesquisados e é um bem cultural, imprescindível para construção da identidade cultura do pais. <strong>Conclusões:</strong> O evento gera diversos impactos sociais positivos, tendo em vista que a participação no carnaval contribui para o aumento da autoestima e do sentimento de pertencimento, especialmente para grupos marginalizados, promovendo a inclusão social e o respeito a diversidade social. Além disso, compreender o impacto econômico e social do festejo para o Brasil.</p>2024-09-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Marcia Aparecida Bolina, Fabricio Ziviani https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/117Punitivismo na filosofia da inclusão social em universidades federais2024-08-08T14:57:49-03:00André Felipe Calsavaraandre.calsavara@ufla.brSimone Assis Medeirossiamedeiros@ufla.br<p><strong>Introdução:</strong> sanções disciplinares são uma forma comumente utilizada por universidades públicas de educar estudantes que atrasam a devolução de materiais bibliográficos emprestados. <strong>Objetivo:</strong> buscar uma correlação entre o valor monetário aplicado pela instituição e aspectos econômicos ou geográficos (IDH e região brasileira) que justifique a heterogeneidade dessas modalidades punitivas. <strong>Metodologia:</strong> a técnica principal de levantamento de dados deste estudo foi a pesquisa documental, por meio da análise dos regulamentos para usuários disponibilizados nos sites das próprias bibliotecas de 47 universidades públicas federais brasileiras. Em alguns casos especiais, a coleta foi realizada por e-mail. <strong>Resultados: </strong>identificou-se que a definição do valor da multa por atraso na devolução de livros em bibliotecas universitárias é um assunto complexo e sem uma padronização evidente. <strong>Conclusões: </strong>com base nos resultados obtidos, foram propostas reflexões acerca da natureza dessas sanções, autonomia universitária e usuários como indivíduos singulares.</p>2024-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 André Felipe Calsavara, Simone Assis Medeiroshttps://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/116 Acessibilidade como pulmão ou apêndice dos museus? 2024-06-11T08:59:31-03:00Míriam Célia Rodrigues Silvamiriamcelia1992@gmail.comLuiz Henrique Assis Garcialuhen_asgar@yahoo.com.br<p>Este artigo sustenta que a acessibilidade não deve ser tratada como apêndice pelos organismos institucionais, mera extensão ou complemento do museu de modo a se fazer o mínimo ou não se fazer nada em razão da instituição ter outras prioridades. A inclusão da diversidade perpassa pela compreensão da acessibilidade como pulmão, um elemento essencial, algo que fundamenta a circulação de novas ideias e o acolhimento de públicos com perfis variados. Para demonstrar os conceitos propostos analisamos a comunicação institucional via internet do Museo Nacional de Artes Visuales (MNAV) do Uruguai ao tratar da implantação dos primeiros recursos acessíveis. Por meio da análise de conteúdo evidenciamos mudanças no espaço e na expografia, destacando o potencial das redes de comunicação para formação e inclusão do público dos museus.</p>2024-07-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Míriam Célia Rodrigues Silva, Luiz Henrique Assis Garciahttps://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/113Gestão de conhecimento e sua aplicação no ensino superior2024-01-18T07:05:29-03:00Joana Carlos Beirajoanabeira@yahoo.com.brRicardo Rodrigues Barbosarrbarb@gmail.com<p><strong>Objetivo:</strong> O artigo verifica em que medidas Instituições de Ensino Superior (IES) moçambicanas praticam princípios de gestão do conhecimento (GC) em suas atividades acadêmicas e administrativas. <strong>Método</strong>: para atingir os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva com profissionais docentes, corpo técnico administrativo e diretores das unidades de uma IES. Utilizou-se da abordagem qualitativa com instrumentos de coleta de dados quali-quantitativo. Foi construído e aplicado por meio do instrumento quantitativo um questionário para analisar como os inquiridos percebem à aplicabilidade da GC nas IES pesquisadas. Os dados qualitativos foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo, como também analisados os documentos oficiais do Governo Moçambicano que abordam as políticas de ensino superior do país. <strong>Resultados</strong>: os resultados da pesquisa mostraram que a instituição possui uma visão positiva dos funcionários, valorizando seu conhecimento, experiência e capacidade de inovação. Além disso, constatou-se que a instituição oferece oportunidades para o desenvolvimento profissional dos funcionários, incentiva a criação de novos conhecimentos e estimula a disseminação do conhecimento entre os seus servidores. <strong>Conclusões</strong>: entretanto, alguns pontos merecem atenção, como a necessidade de melhorar a cultura de criação do conhecimento; a necessidade de melhorar os processos para disseminar o conhecimento e a necessidade de incorporar o conhecimento oriundo de fontes externas.</p>2024-02-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Joana Carlos Beira, Ricardo Rodrigues Barbosahttps://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/108Mapeamento dos tipos de avaliação de tesauros2023-11-29T12:06:37-03:00Letícia dos Santos Mirandaleticiastmiranda@gmail.comCélia da Consolação Diasceliadias@gmail.com<p>O tesauro é um instrumento dinâmico resultado da modelagem de um domínio do conhecimento. O instrumento deve ser periodicamente avaliado e atualizado para que não se torne obsoleto. Essa avaliação reúne dados que serão úteis para a análise, tomada de decisão, resolução de problemas relacionados aos tesauros.<strong> Objetivo: </strong>Visa mapear os tipos de avaliação de tesauros na literatura nacional e internacional. <strong>Método: </strong>É uma pesquisa de abordagem qualitativa, pesquisa aplicada, exploratória quanto aos objetivos e uma pesquisa bibliográfica quanto aos procedimentos. <strong>Resultado: </strong>Ao todo foram encontrados doze tipos de avaliação que foram sintetizados em um quadro e analisados conforme as classes das quais é formado.<strong> Conclusões: </strong>É esperado que a construção de fundamentos teórico-metodológicos a respeito da temática avaliação de tesauros, e a reunião e apresentação dos tipos de avaliação de forma estruturada possa contribuir para a realização de estudos futuros na Ciência da Informação.</p>2024-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Letícia dos Santos Miranda, Célia da Consolação Diashttps://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/111A RDA e o controle de autoridade de nome pessoal2023-12-04T14:35:00-03:00Irénquer Vismeg Lucas Cruzirenquer@gmail.comCíntia de Azevedo Lourençocintiaeciufmg@gmail.com<p>Este trabalho apresenta uma síntese da pesquisa de mestrado intitulada: O Controle de Autoridade e a contribuição da RDA, cujo objetivo foi identificar as contribuições mais significativas da Resource Description and Access – RDA, para maior consistência no controle de autoridade de nome de pessoa local. Com abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se de um estudo de caso como estratégia de investigação. Elaborou-se a caracterização das regras para registros de autoridade do Anglo-American Cataloging Rules – second edition - AACR2R e da RDA, baseada na literatura, e realizou-se um experimento de catalogação, constituído da criação e implementação de registros de autoridade de pessoas, com o uso alternado das duas normas, em uma amostra formada por 95 pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais. Identificou-se as características essenciais da RDA para registros de autoridade de nome pessoal e delineou-se premissas para uma possível implantação da RDA no Sistema de Bibliotecas da UFMG, a partir dos registros de autoridade de nome local. Concluiu-se que um registro de autoridade de nome, em RDA, pode ser um registro mais rico e consistente, por incluir atributos específicos aos nomes, trazendo maiores contribuições para os catálogos de bibliotecas, inclusive das universitárias, onde ocorrem os primeiros registros bibliográficos e de autoridade dos pesquisadores.<br><br></p>2024-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Irénquer Vismeg Lucas Cruz, Cíntia de Azevedo Lourençohttps://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/109Gestão do conhecimento na administração pública2023-12-01T20:41:03-03:00Lílian Dominguez Santanaliliandominguez.santana@gmail.comFrederico Mafra Pereiraprofessorfredericomafra@gmail.com<p><strong>Objetivo:</strong> Este artigo tem como objetivo verificar como a Gestão do Conhecimento, aplicada ao serviço público, tem sido discutida e modelada no âmbito do principal periódico internacional da área de Gestão do Conhecimento, o <em>Journal of Knowledge Management</em>, que integra a base de dados <em>Emerald</em>. <strong>Método:</strong> Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, 20 artigos publicados entre 2000 e 2022 foram analisados e levantadas as principais categorias temáticas, tendências e modelos. <strong>Resultado:</strong> A partir dos assuntos abordados, foram identificadas 14 categorias temáticas demonstrando alta variabilidade, porém, com destaque para estudos com proposições de modelos de Gestão do Conhecimento para o serviço público. <strong>Conclusões:</strong> Os achados mostram que a Gestão do Conhecimento é um tema contínuo e estável no periódico.</p>2024-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Lílian Dominguez Santana, Frederico Cesar Mafra Pereirahttps://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/107Política de indexação como recurso de gestão de unidade de informação2023-12-26T10:18:45-03:00Lilian Morais Brumlilianmoraisbrum@gmail.comBenildes Coura M. S. Maculanbenildes@gmail.com<p><strong>Objetivo:</strong> Este artigo é parte de um estudo a nível de mestrado que tem por objetivo a formalização de um instrumento com diretrizes e normas. Este artigo tem por objetivo apresentar alguns aspectos que tornam a política de indexação um instrumento de gestão de unidades de informação focado na qualidade de prestação de serviços. <strong>Método: </strong>O método utilizado neste estudo até o momento de produção deste artigo, foi revisão bibliográfica com aporte em documentação da unidade de informação selecionada para ser aplicada a teoria. <strong>Resultado:</strong> Os resultados neste estudo são parciais tendo em vista que não foi concluída a proposta final. Como resultados parciais, foram levantados alguns modelos de Políticas de Indexação, alguns estudos no contexto de desenvolvimento e aplicação, diagnóstico situacional da unidade em que será desenvolvida a segunda parte do estudo e, também, o entendimento de que a origem desta tipologia de instrumento administrativo é a disciplina de Organizações e Métodos, Sistemas, Organizações e Métodos, oriundos da área de Administração <strong>Conclusões:</strong> Entendendo que a Política de indexação podem ser abordadas de duas formas distintas, a entender para este estudo a aplicação desta para a contribuição da gestão da unidade de informação, compreendê-la como um instrumento administrativo abre uma porta para corroborar nos estudos de bibliotecas como organizações, e ampliar suas habilidades administrativas e gerenciais, com foco na satisfação de seus usuários e na qualidade de prestação de produtos e serviços.</p>2024-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Lilian Morais Brum, Benildes Coura M. S. Maculanhttps://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/112Glossário em perspectiva2023-12-12T03:33:00-03:00Junio Lopes-Nascimentojuniolopescj@gmail.comBrenda Vasconcelos Attallabrendavattalla@gmail.comGercina Ângela de Limalimagercina@gmail.com<p><strong>Objetivo</strong>: Mapear as distintas perspectivas e características do glossário no contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) no Brasil. <strong>Metodologia</strong>: A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, caracteriza-se como uma investigação, exploratória e descritiva, pois utiliza-se da pesquisa bibliográfica para realizar o mapeamento dos documentos indexados na Base Peri e BRAPCI para compreender como o glossário é utilizado. A amostra consiste em 44 documentos, entre artigos e trabalhos publicados em anais de congresso, sendo uma verificação não-probabilística do tipo acidental. Adotou-se como procedimento descrever os documentos e as fases do processo de análise de assunto. <strong>Resultados</strong>: O resultado do trabalho configurou-se em oito perspectivas sobre o glossário, que foram organizadas em duas categorias: a) construção e; b) utilização. Do ponto de vista da construção, o glossário pode ser entendido como: 1) um Sistema de Organização do Conhecimento (SOC); 2) um elemento pós-textual de documentos; 3) um objeto de aprendizagem; 4) um componente no levantamento de requisitos para o desenvolvimento de sistemas de informação. Do ponto de vista da utilização, o glossário se manifesta como: 5) um tipo de postagem em redes sociais; 6) uma ferramenta para auxiliar na recuperação da informação; 7) uma fonte de informação; 8) uma obra de referência. <strong>Considerações</strong> <strong>finais:</strong> O trabalho contribui significativamente para mapear as oito perspectivas distintas de uso dos glossários no campo da BCI, oferecendo uma compreensão abrangente de suas múltiplas facetas.</p>2024-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Junio Lopes-Nascimento, Brenda Vasconcelos Attalla, Gercina Ângela de Limahttps://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/110KoDeFi-Framework2023-12-02T17:04:46-03:00Fábio Cossenzocossenzo@ufmg.brMarcello Peixoto Baxbax@ufmg.brRicardo Bruno da Cruz Costaricardobrunoc@ufmg.br<p><strong>Objetivo:</strong> O objetivo deste artigo é propor um arcabouço conceitual (<em>Framework</em>) para a organização do conhecimento (KO) nas finanças descentralizadas (DeFi), denominado KODeFi-Framework. DeFi permite que serviços e instrumentos financeiros sejam oferecidos e utilizados sem a necessidade de intermediários, uma vez que é baseado em redes <em>blockchains</em> públicas e em contratos inteligentes. <strong>Método: </strong>A metodologia adotada é a abordagem narrativa com a proposição de um arcabouço conceitual, justificado pelo estágio inicial de investigação científica neste novo domínio. <strong>Resultado:</strong> O arcabouço proposto está alinhado à literatura científica disponível em relação à integração e análise dos dados, e à interoperabilidade entre DeFi, finanças tradicionais e moedas fiduciárias digitais. <strong>Conclusões:</strong> O KODeFi-Framework se diferencia pelo foco na organização do conhecimento e pela contribuição para o desenvolvimento teórico e prático da Ciência da Informação neste contexto de transformação digital.</p>2024-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Fábio Cossenzo, Marcello Peixoto Bax, Ricardo Bruno da Cruz Costa