https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/issue/feed Ciência da Informação Express 2024-08-08T14:57:49-03:00 Nivaldo Calixto Ribeiro ciexpress@ufla.br Open Journal Systems <p>O Ciência da Informação Express - CIExpress, ISSN: 2675-8717, é um canal de comunicação e divulgação científica, de acesso aberto, dedicado a veiculação de artigos de pesquisa, de opinião, comunicações, resenhas, resumos, press release, ensaios e outros com temas relacionados à Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia, Ciência da Informação, Tecnologia da informação e práticas de Ciência Aberta. Adota o sistema de <strong>publicação contínua</strong> (<em>rolling pass). </em>Nesse formato <em>a</em> publicação ocorre conforme os artigos vão sendo aprovados. </p> https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/112 Glossário em perspectiva 2023-12-12T03:33:00-03:00 Junio Lopes-Nascimento juniolopescj@gmail.com Brenda Vasconcelos Attalla brendavattalla@gmail.com Gercina Ângela de Lima limagercina@gmail.com <p><strong>Objetivo</strong>: Mapear as distintas perspectivas e características do glossário no contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) no Brasil. <strong>Metodologia</strong>: A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, caracteriza-se como uma investigação, exploratória e descritiva, pois utiliza-se da pesquisa bibliográfica para realizar o mapeamento dos documentos indexados na Base Peri e BRAPCI para compreender como o glossário é utilizado. A amostra consiste em 44 documentos, entre artigos e trabalhos publicados em anais de congresso, sendo uma verificação não-probabilística do tipo acidental. Adotou-se como procedimento descrever os documentos e as fases do processo de análise de assunto. <strong>Resultados</strong>: O resultado do trabalho configurou-se em oito perspectivas sobre o glossário, que foram organizadas em duas categorias: a) construção e; b) utilização. Do ponto de vista da construção, o glossário pode ser entendido como: 1) um Sistema de Organização do Conhecimento (SOC); 2) um elemento pós-textual de documentos; 3) um objeto de aprendizagem; 4) um componente no levantamento de requisitos para o desenvolvimento de sistemas de informação. Do ponto de vista da utilização, o glossário se manifesta como: 5) um tipo de postagem em redes sociais; 6) uma ferramenta para auxiliar na recuperação da informação; 7) uma fonte de informação; 8) uma obra de referência. <strong>Considerações</strong> <strong>finais:</strong> O trabalho contribui significativamente para mapear as oito perspectivas distintas de uso dos glossários no campo da BCI, oferecendo uma compreensão abrangente de suas múltiplas facetas.</p> 2024-01-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Junio Lopes-Nascimento, Brenda Vasconcelos Attalla, Gercina Ângela de Lima https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/110 KoDeFi-Framework 2023-12-02T17:04:46-03:00 Fábio Cossenzo cossenzo@ufmg.br Marcello Peixoto Bax bax@ufmg.br Ricardo Bruno da Cruz Costa ricardobrunoc@ufmg.br <p><strong>Objetivo:</strong> O objetivo deste artigo é propor um arcabouço conceitual (<em>Framework</em>) para a organização do conhecimento (KO) nas finanças descentralizadas (DeFi), denominado KODeFi-Framework. DeFi permite que serviços e instrumentos financeiros sejam oferecidos e utilizados sem a necessidade de intermediários, uma vez que é baseado em redes <em>blockchains</em> públicas e em contratos inteligentes. <strong>Método: </strong>A metodologia adotada é a abordagem narrativa com a proposição de um arcabouço conceitual, justificado pelo estágio inicial de investigação científica neste novo domínio. <strong>Resultado:</strong> O arcabouço proposto está alinhado à literatura científica disponível em relação à integração e análise dos dados, e à interoperabilidade entre DeFi, finanças tradicionais e moedas fiduciárias digitais. <strong>Conclusões:</strong> O KODeFi-Framework se diferencia pelo foco na organização do conhecimento e pela contribuição para o desenvolvimento teórico e prático da Ciência da Informação neste contexto de transformação digital.</p> 2024-01-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fábio Cossenzo, Marcello Peixoto Bax, Ricardo Bruno da Cruz Costa https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/108 Mapeamento dos tipos de avaliação de tesauros 2023-11-29T12:06:37-03:00 Letícia dos Santos Miranda leticiastmiranda@gmail.com Célia da Consolação Dias celiadias@gmail.com <p>O tesauro é um instrumento dinâmico resultado da modelagem de um domínio do conhecimento. O instrumento deve ser periodicamente avaliado e atualizado para que não se torne obsoleto. Essa avaliação reúne dados que serão úteis para a análise, tomada de decisão, resolução de problemas relacionados aos tesauros.<strong> Objetivo: </strong>Visa mapear os tipos de avaliação de tesauros na literatura nacional e internacional. <strong>Método: </strong>É uma pesquisa de abordagem qualitativa, pesquisa aplicada, exploratória quanto aos objetivos e uma pesquisa bibliográfica quanto aos procedimentos. <strong>Resultado: </strong>Ao todo foram encontrados doze tipos de avaliação que foram sintetizados em um quadro e analisados conforme as classes das quais é formado.<strong> Conclusões: </strong>É esperado que a construção de fundamentos teórico-metodológicos a respeito da temática avaliação de tesauros, e a reunião e apresentação dos tipos de avaliação de forma estruturada possa contribuir para a realização de estudos futuros na Ciência da Informação.</p> 2024-01-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Letícia dos Santos Miranda, Célia da Consolação Dias https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/117 Punitivismo na filosofia da inclusão social em universidades federais 2024-08-08T14:57:49-03:00 André Felipe Calsavara andre.calsavara@ufla.br Simone Assis Medeiros siamedeiros@ufla.br <p><strong>Introdução:</strong> sanções disciplinares são uma forma comumente utilizada por universidades públicas de educar estudantes que atrasam a devolução de materiais bibliográficos emprestados. <strong>Objetivo:</strong> buscar uma correlação entre o valor monetário aplicado pela instituição e aspectos econômicos ou geográficos (IDH e região brasileira) que justifique a heterogeneidade dessas modalidades punitivas. <strong>Metodologia:</strong> a técnica principal de levantamento de dados deste estudo foi a pesquisa documental, por meio da análise dos regulamentos para usuários disponibilizados nos sites das próprias bibliotecas de 47 universidades públicas federais brasileiras. Em alguns casos especiais, a coleta foi realizada por e-mail. <strong>Resultados: </strong>identificou-se que a definição do valor da multa por atraso na devolução de livros em bibliotecas universitárias é um assunto complexo e sem uma padronização evidente. <strong>Conclusões: </strong>com base nos resultados obtidos, foram propostas reflexões acerca da natureza dessas sanções, autonomia universitária e usuários como indivíduos singulares.</p> 2024-09-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 André Felipe Calsavara, Simone Assis Medeiros https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/113 Gestão de conhecimento e sua aplicação no ensino superior 2024-01-18T07:05:29-03:00 Joana Carlos Beira joanabeira@yahoo.com.br Ricardo Rodrigues Barbosa rrbarb@gmail.com <p><strong>Objetivo:</strong> O artigo verifica em que medidas Instituições de Ensino Superior (IES) moçambicanas praticam princípios de gestão do conhecimento (GC) em suas atividades acadêmicas e administrativas. <strong>Método</strong>: para atingir os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva com profissionais docentes, corpo técnico administrativo e diretores das unidades de uma IES. Utilizou-se da abordagem qualitativa com instrumentos de coleta de dados quali-quantitativo. Foi construído e aplicado por meio do instrumento quantitativo um questionário para analisar como os inquiridos percebem à aplicabilidade da GC nas IES pesquisadas. Os dados qualitativos foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo, como também analisados os documentos oficiais do Governo Moçambicano que abordam as políticas de ensino superior do país. <strong>Resultados</strong>: os resultados da pesquisa mostraram que a instituição possui uma visão positiva dos funcionários, valorizando seu conhecimento, experiência e capacidade de inovação. Além disso, constatou-se que a instituição oferece oportunidades para o desenvolvimento profissional dos funcionários, incentiva a criação de novos conhecimentos e estimula a disseminação do conhecimento entre os seus servidores. <strong>Conclusões</strong>: entretanto, alguns pontos merecem atenção, como a necessidade de melhorar a cultura de criação do conhecimento; a necessidade de melhorar os processos para disseminar o conhecimento e a necessidade de incorporar o conhecimento oriundo de fontes externas.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Joana Carlos Beira, Ricardo Rodrigues Barbosa https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/111 A RDA e o controle de autoridade de nome pessoal 2023-12-04T14:35:00-03:00 Irénquer Vismeg Lucas Cruz irenquer@gmail.com Cíntia de Azevedo Lourenço cintiaeciufmg@gmail.com <p>Este trabalho apresenta uma síntese da pesquisa de mestrado intitulada: O Controle de Autoridade e a contribuição da RDA, cujo objetivo foi identificar as contribuições mais significativas da Resource Description and Access – RDA, para maior consistência no controle de autoridade de nome de pessoa local. Com abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se de um estudo de caso como estratégia de investigação. Elaborou-se a caracterização das regras para registros de autoridade do Anglo-American Cataloging Rules – second edition - AACR2R e da RDA, baseada na literatura, e realizou-se um experimento de catalogação, constituído da criação e implementação de registros de autoridade de pessoas, com o uso alternado das duas normas, em uma amostra formada por 95 pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais. Identificou-se as características essenciais da RDA para registros de autoridade de nome pessoal e delineou-se premissas para uma possível implantação da RDA no Sistema de Bibliotecas da UFMG, a partir dos registros de autoridade de nome local. Concluiu-se que um registro de autoridade de nome, em RDA, pode ser um registro mais rico e consistente, por incluir atributos específicos aos nomes, trazendo maiores contribuições para os catálogos de bibliotecas, inclusive das universitárias, onde ocorrem os primeiros registros bibliográficos e de autoridade dos pesquisadores.<br><br></p> 2024-01-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Irénquer Vismeg Lucas Cruz, Cíntia de Azevedo Lourenço https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/109 Gestão do conhecimento na administração pública 2023-12-01T20:41:03-03:00 Lílian Dominguez Santana liliandominguez.santana@gmail.com Frederico Mafra Pereira professorfredericomafra@gmail.com <p><strong>Objetivo:</strong> Este artigo tem como objetivo verificar como a Gestão do Conhecimento, aplicada ao serviço público, tem sido discutida e modelada no âmbito do principal periódico internacional da área de Gestão do Conhecimento, o <em>Journal of Knowledge Management</em>, que integra a base de dados <em>Emerald</em>. <strong>Método:</strong> Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, 20 artigos publicados entre 2000 e 2022 foram analisados e levantadas as principais categorias temáticas, tendências e modelos. <strong>Resultado:</strong> A partir dos assuntos abordados, foram identificadas 14 categorias temáticas demonstrando alta variabilidade, porém, com destaque para estudos com proposições de modelos de Gestão do Conhecimento para o serviço público. <strong>Conclusões:</strong> Os achados mostram que a Gestão do Conhecimento é um tema contínuo e estável no periódico.</p> 2024-01-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Lílian Dominguez Santana, Frederico Cesar Mafra Pereira https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/107 Política de indexação como recurso de gestão de unidade de informação 2023-12-26T10:18:45-03:00 Lilian Morais Brum lilianmoraisbrum@gmail.com Benildes Coura M. S. Maculan benildes@gmail.com <p><strong>Objetivo:</strong> Este artigo é parte de um estudo a nível de mestrado que tem por objetivo a formalização de um instrumento com diretrizes e normas. Este artigo tem por objetivo apresentar alguns aspectos que tornam a política de indexação um instrumento de gestão de unidades de informação focado na qualidade de prestação de serviços. <strong>Método: </strong>O método utilizado neste estudo até o momento de produção deste artigo, foi revisão bibliográfica com aporte em documentação da unidade de informação selecionada para ser aplicada a teoria. <strong>Resultado:</strong> Os resultados neste estudo são parciais tendo em vista que não foi concluída a proposta final. Como resultados parciais, foram levantados alguns modelos de Políticas de Indexação, alguns estudos no contexto de desenvolvimento e aplicação, diagnóstico situacional da unidade em que será desenvolvida a segunda parte do estudo e, também, o entendimento de que a origem desta tipologia de instrumento administrativo é a disciplina de Organizações e Métodos, Sistemas, Organizações e Métodos, oriundos da área de Administração <strong>Conclusões:</strong> Entendendo que a Política de indexação podem ser abordadas de duas formas distintas, a entender para este estudo a aplicação desta para a contribuição da gestão da unidade de informação, compreendê-la como um instrumento administrativo abre uma porta para corroborar nos estudos de bibliotecas como organizações, e ampliar suas habilidades administrativas e gerenciais, com foco na satisfação de seus usuários e na qualidade de prestação de produtos e serviços.</p> 2024-01-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Lilian Morais Brum, Benildes Coura M. S. Maculan https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/116 Acessibilidade como pulmão ou apêndice dos museus? 2024-06-11T08:59:31-03:00 Míriam Célia Rodrigues Silva miriamcelia1992@gmail.com Luiz Henrique Assis Garcia luhen_asgar@yahoo.com.br <p>Este artigo sustenta que a acessibilidade não deve ser tratada como apêndice pelos organismos institucionais, mera extensão ou complemento do museu de modo a se fazer o mínimo ou não se fazer nada em razão da instituição ter outras prioridades. A inclusão da diversidade perpassa pela compreensão da acessibilidade como pulmão, um elemento essencial, algo que fundamenta a circulação de novas ideias e o acolhimento de públicos com perfis variados. Para demonstrar os conceitos propostos analisamos a comunicação institucional via internet do Museo Nacional de Artes Visuales (MNAV) do Uruguai ao tratar da implantação dos primeiros recursos acessíveis. Por meio da análise de conteúdo evidenciamos mudanças no espaço e na expografia, destacando o potencial das redes de comunicação para formação e inclusão do público dos museus.</p> 2024-07-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Míriam Célia Rodrigues Silva, Luiz Henrique Assis Garcia