Uma proposta de inclusão digital para idosos
bibliotecas promovendo as competências digitais
DOI:
https://doi.org/10.60144/v6i.2025.142Palavras-chave:
Inclusão Digital., Inclusão Social., Idosos., Informática., Tecnologia da Informação.Resumo
Objetivo:Discute sobre ações de inclusão digital para idosos considerando o espaço das bibliotecas para promover as competências digitais.Método: Realizou-se análise bibliométrica considerando os trabalhos publicados nos anais do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação das edições de 2013, 2015, 2017, 2019, 2022 e 2024, bem como estende-se a pesquisa para a busca de artigos sobre inclusão digital considerando o público idoso no Portal de Periódicos da Capes. Resultado:Foram encontrados poucos artigos sobre o tema relacionado ao usuário idoso sempre remetendo à biblioterapia e às regiões brasileiras que mais publicaram artigos sobre o assunto foram: Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Conclusões:A partir deste levantamento construiu-se um modelo de projeto de inclusão digital voltado a tornar as bibliotecas mais inclusivas para o usuário idoso com ações imediatas e a longo prazo que atendessem às necessidades deste público específico baseando-se em exemplos nacionais e internacionais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Miriam Lúcia; SUELI, Bortolin. Biblioterapia e a Recepção da Literatura. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25. CBBD, 2013, Florianópolis-SC. Anais… Florianópolis: UFSC, 2013. 1 CD-ROM.
CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. Trad. Vera Lúcia Mello Joscelyne.. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2015. 629 p.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.
EHIMUAN, B.; ANYANWU, A.; OLORUNSOGO, T.; AKINDOTE, O. J.; ABRAHAMS, T.; REIS, O. Digital inclusion initiatives: bridging the connectivity gap in Africa and the USA – a review. International Journal of Science and Research Archive, Jalgaon, v. 11, n. 1, p. 488–501, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.30574/ijsra.2024.11.1.0061. Acesso em: 16 abr. 2025.
FREIRE, I. M.; ESPÍRITO SANTO, C.; NATHANSOHN, B. Janelas da cultura local: abrindo oportunidades para inclusão digital. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 6, p. 105–115, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1990. Acesso em: 16 abr. 2025.
GOOD THINGS FOUNDATION. Digital inclusion in England's libraries. Good Things Foundation, [S.l.], jun. 2023a. Disponível em: https://www.goodthingsfoundation.org/policy-and-research/research-and-evidence/research-2024/england-libraries-digital-inclusion.html. Acesso em: 5 mar. 2025.
GOOD THINGS FOUNDATION. Digital inclusion in libraries: framework and practice notes. Goodthings Foundation. [S.l.], Junho 2023b. Disponível em:https://www.goodthingsfoundation.org/dam/jcr:0086f162-adfd-4cb8-a4b2-736e4f330539/GoodThings_DigitalInclusionInLibrariesFramework_2023.pdf. Acesso em: 05 mar. 2025.
HOYOS MUÑOZ, J. A.; CARDONA VALENCIA, D. Trends and challenges of digital divide and digital inclusion: a bibliometric analysis. Journal of Information Science, Londres, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1177/01655515221148366. Acesso em: 5 mar. 2025.
LAIPELT, R. C. F.; MOURA, A. M. M. de; CAREGNATO, S. E. Inclusão digital: laços entre bibliotecas e telecentros. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 16, n. 1, p. 223–229, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/456. Acesso em: 20 set. 2024.
LÖSCH, S.; RAMBO, C. A.; FERREIRA, J. de L. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023141, 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17958. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17958. Acesso em: 16 abr. 2025.
MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Metodologia Científica. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2022.
NEUMAN, William Lawrence. Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Boston: Allyn& Bacon, 1997.
OUAKNIN, Marc-Alain. Biblioterapia. São Paulo: Loyola, 1996.
PALHARES, Márcia Maria; PALHARES, Mônica Geralda; OLIVEIRA, Paulo Vitor. Tecnologia e o acesso à informação: empréstimo de notebooks na Biblioteca Álvaro Brandão de Andrade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 26. CBBD, 2015, São Paulo-SP. Anais…, São Paulo-SP: USP, 2015. 1 CD-ROM.
PAPALIA, Diane; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed. 2013.
PINHO NETO, Júlio Afonso Sá de. A inclusão digital dos agentes de limpeza urbana e dos agentes ambientais da coleta seletiva de lixo da cidade de João Pessoa/PB. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25. CBBD, 2013, Florianópolis-SC. Anais…, Florianópolis-SC: UFSC, 2013. 1 CD-ROM.
PINTO, V. B. A biblioterapia como campo de atuação para o bibliotecário. Transinformação, Campinas, v. 17, n. 1, p. 31–43, jan./abr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/TGh75RBZcCN8nTwF8FBjkkL/. Acesso em: 16 abr. 2025.
SANTIAGO, Vanessa Dias; JORGE, Cristina Oliveira. Inclusão digital para comunidade da Terceira Idade: curso de informática básica promovido pelo SiB/FURG. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 27. CBBD, 2017, Fortaleza-CE. Anais…,Fortaleza-CE: UFC, 2017. 1 CD-ROM.
SCHNEIDER, R. H.; IRIGARAY, T. Q. O envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 25, n. 4, p. 585–593, out./dez. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2008000400013. Acesso em: 16 abr. 2025.
SILVA, K. K. A.; BEHAR, P. A. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, e209940, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698209940. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100419&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 9 mar. 2025.
SILVA, Marina Cajaiba da. Pesquisas em Ciência da Informação sobre inclusão digital. 2015. 236 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação. Belo Horizonte, MG. 2015.
SILVA, Octávio Augusto Bueno Fonseca da. Inclusão digital: da sinergia global ao discurso de ódio. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo. Campinas-SP. 2019.
SILVA, R. I. da; PALHARES, M. M.; ROSA, R. Infoinclusão: desafio para a sociedade atual. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2005, Salvador. Anais... Salvador: [s.n.], 2005. Disponível em: https://cinform-anteriores.ufba.br/vi_anais/docs/RachelMarciaRosemar.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.
SLODKOWSKI, B. K.; MACHADO, L. R.; BEHAR, P. Competências digitais de idosos: um foco na construção de materiais digitais. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 44, e54325, 2022. Publicado: 1 maio 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.54325. Acesso em: 9 mar. 2025. DOI:
VAN LEEUWEN, C.; JACOBS, A.; MARIËN, I. Catching the digital train on time: older adults, continuity, and digital inclusion. Social Inclusion, Lisboa, v. 11, n. 3, p. 239–250, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.17645/si.v11i3.6723. Acesso em: 5 mar. 2025.
YANG, H.; CHEN, H.; PAN, T.; LIN, Y.; ZHANG, Y.; CHEN, H. Studies on the digital inclusion among older adults and the quality of life—A Nanjing example in China. Frontiers in Public Health, Lausanne, v. 10, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpubh.2022.811959. Acesso em: 5 mar. 2025.

Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 David Vernon Vieira, Arieli Guilhermino dos Santos, Fábio de Jesus Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.