Uma proposta de inclusão digital para idosos

bibliotecas promovendo as competências digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60144/v6i.2025.142

Palavras-chave:

Inclusão Digital., Inclusão Social., Idosos., Informática., Tecnologia da Informação.

Resumo

Objetivo:Discute sobre ações de inclusão digital para idosos considerando o espaço das bibliotecas para promover as competências digitais.Método: Realizou-se análise bibliométrica considerando os trabalhos publicados nos anais do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação das edições de 2013, 2015, 2017, 2019, 2022 e 2024, bem como estende-se a pesquisa para a busca de artigos sobre inclusão digital considerando o público idoso no Portal de Periódicos da Capes. Resultado:Foram encontrados poucos artigos sobre o tema relacionado ao usuário idoso sempre remetendo à biblioterapia e às regiões brasileiras que mais publicaram artigos sobre o assunto foram: Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Conclusões:A partir deste levantamento construiu-se um modelo de projeto de inclusão digital voltado a tornar as bibliotecas mais inclusivas para o usuário idoso com ações imediatas e a longo prazo que atendessem às necessidades deste público específico baseando-se em exemplos nacionais e internacionais.

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Biografia do Autor

David Vernon Vieira, Universidade Federal do Cariri (UFCA) - Brasil

Doutorado em Ciência da Informação. Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. 

Arieli Guilhermino dos Santos, Universidade Federal do Cariri (UFCA) - Brasil

Graduanda em Biblioteconomia. Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.

Fábio de Jesus Lima, Universidade Federal do Cariri (UFCA) - Brasil

Graduando em Biblioteconomia. Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.

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Publicado

2025-04-22

Como Citar

Vieira, D. V., Santos, A. G. dos, & Lima, F. de J. . (2025). Uma proposta de inclusão digital para idosos: bibliotecas promovendo as competências digitais. Ciência Da Informação Express, 6, 1–21. https://doi.org/10.60144/v6i.2025.142

Edição

Seção

Artigo

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