Glossário em perspectiva
um estudo intermediário sobre as concepções e características no domínio da Biblioteconomia e Ciência da Informação Brasileira (BCI)
DOI:
https://doi.org/10.60144/v5i.2024.112Palavras-chave:
Glossários, Objetos de aprendizagem, Sistemas de Organização do ConhecimentoResumo
Objetivo: Mapear as distintas perspectivas e características do glossário no contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) no Brasil. Metodologia: A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, caracteriza-se como uma investigação, exploratória e descritiva, pois utiliza-se da pesquisa bibliográfica para realizar o mapeamento dos documentos indexados na Base Peri e BRAPCI para compreender como o glossário é utilizado. A amostra consiste em 44 documentos, entre artigos e trabalhos publicados em anais de congresso, sendo uma verificação não-probabilística do tipo acidental. Adotou-se como procedimento descrever os documentos e as fases do processo de análise de assunto. Resultados: O resultado do trabalho configurou-se em oito perspectivas sobre o glossário, que foram organizadas em duas categorias: a) construção e; b) utilização. Do ponto de vista da construção, o glossário pode ser entendido como: 1) um Sistema de Organização do Conhecimento (SOC); 2) um elemento pós-textual de documentos; 3) um objeto de aprendizagem; 4) um componente no levantamento de requisitos para o desenvolvimento de sistemas de informação. Do ponto de vista da utilização, o glossário se manifesta como: 5) um tipo de postagem em redes sociais; 6) uma ferramenta para auxiliar na recuperação da informação; 7) uma fonte de informação; 8) uma obra de referência. Considerações finais: O trabalho contribui significativamente para mapear as oito perspectivas distintas de uso dos glossários no campo da BCI, oferecendo uma compreensão abrangente de suas múltiplas facetas.
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