Estudo cientométrico sobre a questão racial nas pesquisas em educação em Minas Gerais

palavras-chaves mais utilizadas e instituições federais de ensino superior que mais pesquisam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60144/v4i.2023.103

Palavras-chave:

Cientometria, Racismo, Comunicação científica

Resumo

Esse trabalho buscou conhecer quais as palavras-chaves mais utilizadas e as universidades mantidas pelo Governo Federal que mais pesquisam sobre o racismo na área da educação em Minas Gerais, para tanto utilizou-se a cientometria para trazer à tona informações de cunho métrico. A pesquisa foi realizada por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.e utilizou-se o Microsoft Office Excel® para elaborar planilhas. O racismo está descrito na Constituição como crime, contudo no Brasil há uma prática camuflada onde se encobrem as ações racistas. A Ciência da Informação pode ajudar a ampliar a discussão ao dar visibilidade a pesquisas com cunho voltado para o tema. Como resultado foi verificado que as palavras-chaves mais utilizadas foram educação e relação racial, a universidade que mais pesquisa sobre o tema na área da Educação é a Universidade Federal de Minas Gerais. Espera-se que a pesquisa possa fortalecer o debate dentro da Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVARADO-URBIZAGASTEGUI, Ruben. La bibliometria brasilera y sus actores, 1973-2018. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-31, 2020. Disponível em: DOI: 10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57327. Acesso em: 14 jul. 2022.

AQUINO, M. de A. A ciência da informação: novos rumos sociais para um pensar reconstrutivo no mundo contemporâneo. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 3, p. 9–16, set. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652007000300002. Acesso em: 31 ago. 2023.

BLACK, K. Justiça social e biblioteconomia e ciência da informação antirracista. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horiozonte, n. esp., 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/197217. Acesso em: 08 out. 2022.

CIENTOMETRIA. In: CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. xvi, 451 p. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34113. Acesso em: 30 abr. 2022.

COÊLHO, Ildeu Moreira. Universidade atual e comunidade brasileira. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 35, nov. 1980. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n35/n35a05.pdf. Acesso em 24 abr. 2022.

COSTA, F. C. da S.; MELO, D. A. de. Racismo é (só) falta de Informação?: caminhos entre informação e desinformação. Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 7, n. 1, p. 177-194, 16 jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.46902/2021n1p177-194. Acesso em: 02 out. 2022.

GUEDES, V. L. da S.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. In: CINFORM, 6., 2005, Salvador, BA. Anais [...]. Salvador/BA: UFBA, Instituto de Ciência da Informação, 2005. Disponível em: http://cinform-anteriores.ufba.br/vi_anais/docs/VaniaLSGuedes.pdf. Acesso em: 02 out. 2022.

GUIMARÃES, A. S. A. Racismo e anti-racismo no Brasil. 2. ed. rev. São Paulo: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, 2005. 254 p.

HASENBALG, C. A. Raça, classe e mobilidade. In: GONZALEZ, L.; HANSENBALG, C. A. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982. 115 p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. [Rio de Janeiro]: IBGE, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.

LE COADIC, Y.-F. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. 124 p. ISBN 8585637234.

MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19651998000200005. Acesso em: 14 jul. 2022.

MOURA, M. A. Racismo estrutural, epistemologia da ignorância e a produtividade do discurso colonial: impactos na manutenção do acervo bibliográfico da fundação cultural palmares. Liinc em revista, Rio de Janeiro, v. 17, 2021. Disponível em: DOI: 10.18617/liinc.v17i2.5789 Acesso em: 10 out. 2022.

MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 150 p. (Coleção cultura e identidade brasileira).

SARACEVIC, Tefko. Information science. In: BATES, Marcia J.; MAACK, Mary Niles (ed.). Encyclopedia of Library and Information Science. New York: Taylor & Francis, 2009. Disponível em: https://tefkos.comminfo.rutgers.edu/SaracevicInformationScienceELIS2009.pdf. Acesso em: 21 maio 2022.

SILVA, J. A.da; BIANCHI, M. de L. P. Cientometria: a métrica da ciência. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 11, n. 21, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2001000200002. Acesso em: 24 set. 2022.

SILVA, R. A.; PAULA, L. T. de; SILVA, F. C. G. da. Projeto observatório do racismo e da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO,

, 2019. Anais [...]. Florianópolis: ENNCIB, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/1289/762. Acesso em: 12 mar. 2023.

SPINAK, E. Diccionario enciclopédico de bibliometria, cienciometría e informetría. Caracas: UNESCO, 1996.

VALÉRIO, E. D.; GARCIA, J. C. R. Análise das informações étnicorraciais a partir dos estudos métricos da biblioteconomia: um olhar cienciométrico. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 814-828, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/73595.

Acesso em: 14 jul. 2022.

VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652002000200016. Acesso em: 14 jul. 2022.

VANZ, S. A. de S.; CAREGNATO, S. Estudos de citação: uma ferramenta para entender a comunicação científica. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 295-307, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/75. Acesso em: 14 jul. 2022.

WEDDERBURN, C. M. Do marco histórico das políticas públicas de ação afirmativa. In: SANTOS, S. A. dos (org.). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação; UNESCO, 2007. ISBN 987-85-6073-10-7. p. [307]-334.

Downloads

Publicado

2023-09-13

Como Citar

Silva, C. M. ., & Paiva, M. de A. M. de . (2023). Estudo cientométrico sobre a questão racial nas pesquisas em educação em Minas Gerais: palavras-chaves mais utilizadas e instituições federais de ensino superior que mais pesquisam. Ciência Da Informação Express, 4, 1–22. https://doi.org/10.60144/v4i.2023.103

Edição

Seção

Artigo

Categorias