Estudo cientométrico sobre a questão racial nas pesquisas em educação em Minas Gerais
palavras-chaves mais utilizadas e instituições federais de ensino superior que mais pesquisam
DOI:
https://doi.org/10.60144/v4i.2023.103Palavras-chave:
Cientometria, Racismo, Comunicação científicaResumo
Esse trabalho buscou conhecer quais as palavras-chaves mais utilizadas e as universidades mantidas pelo Governo Federal que mais pesquisam sobre o racismo na área da educação em Minas Gerais, para tanto utilizou-se a cientometria para trazer à tona informações de cunho métrico. A pesquisa foi realizada por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.e utilizou-se o Microsoft Office Excel® para elaborar planilhas. O racismo está descrito na Constituição como crime, contudo no Brasil há uma prática camuflada onde se encobrem as ações racistas. A Ciência da Informação pode ajudar a ampliar a discussão ao dar visibilidade a pesquisas com cunho voltado para o tema. Como resultado foi verificado que as palavras-chaves mais utilizadas foram educação e relação racial, a universidade que mais pesquisa sobre o tema na área da Educação é a Universidade Federal de Minas Gerais. Espera-se que a pesquisa possa fortalecer o debate dentro da Ciência da Informação.
Downloads
Referências
ALVARADO-URBIZAGASTEGUI, Ruben. La bibliometria brasilera y sus actores, 1973-2018. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-31, 2020. Disponível em: DOI: 10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57327. Acesso em: 14 jul. 2022.
AQUINO, M. de A. A ciência da informação: novos rumos sociais para um pensar reconstrutivo no mundo contemporâneo. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 3, p. 9–16, set. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652007000300002. Acesso em: 31 ago. 2023.
BLACK, K. Justiça social e biblioteconomia e ciência da informação antirracista. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horiozonte, n. esp., 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/197217. Acesso em: 08 out. 2022.
CIENTOMETRIA. In: CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. xvi, 451 p. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34113. Acesso em: 30 abr. 2022.
COÊLHO, Ildeu Moreira. Universidade atual e comunidade brasileira. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 35, nov. 1980. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n35/n35a05.pdf. Acesso em 24 abr. 2022.
COSTA, F. C. da S.; MELO, D. A. de. Racismo é (só) falta de Informação?: caminhos entre informação e desinformação. Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 7, n. 1, p. 177-194, 16 jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.46902/2021n1p177-194. Acesso em: 02 out. 2022.
GUEDES, V. L. da S.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. In: CINFORM, 6., 2005, Salvador, BA. Anais [...]. Salvador/BA: UFBA, Instituto de Ciência da Informação, 2005. Disponível em: http://cinform-anteriores.ufba.br/vi_anais/docs/VaniaLSGuedes.pdf. Acesso em: 02 out. 2022.
GUIMARÃES, A. S. A. Racismo e anti-racismo no Brasil. 2. ed. rev. São Paulo: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, 2005. 254 p.
HASENBALG, C. A. Raça, classe e mobilidade. In: GONZALEZ, L.; HANSENBALG, C. A. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982. 115 p.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. [Rio de Janeiro]: IBGE, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.
LE COADIC, Y.-F. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. 124 p. ISBN 8585637234.
MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19651998000200005. Acesso em: 14 jul. 2022.
MOURA, M. A. Racismo estrutural, epistemologia da ignorância e a produtividade do discurso colonial: impactos na manutenção do acervo bibliográfico da fundação cultural palmares. Liinc em revista, Rio de Janeiro, v. 17, 2021. Disponível em: DOI: 10.18617/liinc.v17i2.5789 Acesso em: 10 out. 2022.
MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 150 p. (Coleção cultura e identidade brasileira).
SARACEVIC, Tefko. Information science. In: BATES, Marcia J.; MAACK, Mary Niles (ed.). Encyclopedia of Library and Information Science. New York: Taylor & Francis, 2009. Disponível em: https://tefkos.comminfo.rutgers.edu/SaracevicInformationScienceELIS2009.pdf. Acesso em: 21 maio 2022.
SILVA, J. A.da; BIANCHI, M. de L. P. Cientometria: a métrica da ciência. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 11, n. 21, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2001000200002. Acesso em: 24 set. 2022.
SILVA, R. A.; PAULA, L. T. de; SILVA, F. C. G. da. Projeto observatório do racismo e da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO,
, 2019. Anais [...]. Florianópolis: ENNCIB, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/1289/762. Acesso em: 12 mar. 2023.
SPINAK, E. Diccionario enciclopédico de bibliometria, cienciometría e informetría. Caracas: UNESCO, 1996.
VALÉRIO, E. D.; GARCIA, J. C. R. Análise das informações étnicorraciais a partir dos estudos métricos da biblioteconomia: um olhar cienciométrico. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 814-828, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/73595.
Acesso em: 14 jul. 2022.
VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652002000200016. Acesso em: 14 jul. 2022.
VANZ, S. A. de S.; CAREGNATO, S. Estudos de citação: uma ferramenta para entender a comunicação científica. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 295-307, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/75. Acesso em: 14 jul. 2022.
WEDDERBURN, C. M. Do marco histórico das políticas públicas de ação afirmativa. In: SANTOS, S. A. dos (org.). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação; UNESCO, 2007. ISBN 987-85-6073-10-7. p. [307]-334.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Cristiane M. Silva, Marília de Abreu Martins de Paiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.