O Serviço de Referência nas bibliotecas brasileiras após a pandemia da Covid-19

mais digital e mais educativo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.60144/v4i.2023.77

Keywords:

Serviço de Referência, Serviço de Referência Digital, Bibliotecas brasileiras, Covid-19

Abstract

A pandemia da Covid-19 trouxe mudanças significativas na configuração e na oferta de serviços em todos os segmentos sociais e em qualquer tipo de organização. As mudanças também foram sentidas nas bibliotecas e demais unidades que oferecem serviços de informação aos usuários. O serviço de referência é, sem dúvida alguma, a parte da biblioteca que mais recebe interferências das mudanças provocadas a partir do isolamento social, embora tais mudanças têm garantido o fortalecimento desse serviço, sobretudo ao estimular o uso de tecnologias digitais, enaltecendo, assim, a prática do serviço de referência digital.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília(DF): Briquet de Lemos/Livros, 2012.

ABUBAKAR, Muhammad Kabir. Implementation and use of virtual reference services in academic libraries during and after the COVID-19 pandemic: a necessity for developing countries. Library Philosophy & Practice, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 01-18, jan./jun. 2021. Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/4951/. Acesso em: 27 mar. 2023.

ADETUNLA, Gbenga; PENNINGTON, Diane Rasmussen; CHOWDHURY, Gobinda. Automating University Library Operations: a Review of the COVID-19 Pandemic Experience in the UK and Nigeria. In: LECTURE NOTES IN COMPUTER SCIENCE, 1., 2023, [S. l.]. Proceedings [...]. [S. l.]: Springer, 2023. p. 217-225. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-28032-0_19#citeas. Acesso em: 27 mar. 2023.

GREEN, Samuel Sweet. Personal relations between librarians and readers. Library Journal, New York, v. 1, n. 1, p. 74-81, jan./jun. 1876.

RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. Reference service. 2. ed. London: [S. n.], 1961.

SADLER, Mandi. 84 Current Video Conferencing Statistics for the 2021 Market. Trustradius, 2021. Disponível em: https://www.trustradius.com/vendor-blog/web-conferencing-statistics-trends#corpelearning. Acesso em: 27 mar. 2023.

SHERA, Jesse. Foundations of a theory of reference service.Texas Library Association: reference, research and regionalism. In: CONFERENCE, 53., 1966, Austin. Proceedings [...]. Austin: [S. n.], 1966.

SOUSA, Ana Tereza Yumi Sato; IMADA, Renata Nagima. Auxílio de ferramentas tecnológicas em meio ao cenário da pandemia no setor de gestão da saúde. Revista Alomorfia, Presidente Prudente, v. 5, n. 2, p. 340-354, jul./dez. 2021. Disponível em: https://fatecpp.edu.br/alomorfia/index.php/alomorfia/article/view/108/49. Acesso em: 27 mar. 2023.

Published

2023-03-31

How to Cite

Santa Anna, J. (2023). O Serviço de Referência nas bibliotecas brasileiras após a pandemia da Covid-19: mais digital e mais educativo. Ciência Da Informação Express, 4, 1–6. https://doi.org/10.60144/v4i.2023.77

Issue

Section

Artigo de comunicação

Categories