About the Journal

Objetivo e escopo

O Ciência da Informação Express (CIExpress), ISSN: 2675-8717, é um canal de comunicação e divulgação científica, , de acesso aberto, dedicado a veiculação de artigos de pesquisa, de opinião, comunicações, resenhas, resumos, press release, ensaios e outros com temas relacionados à Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia, Ciência da Informação, Tecnologia da informação e práticas de Ciência Aberta. Adota o sistema de publicação contínua (rolling pass). Nesse formato a publicação ocorre conforme os artigos vão sendo aprovados. 

O intuito da criação do CIExpress é a veiculação dinâmica e rápida de conceitos, práticas, teorias ou críticas desses campos para que o universo acadêmico da Ciência da Informação se aproxime mais dos estudantes de graduação, dos profissionais, dos pesquisadores e da sociedade, possibilitando a criação de novos valores e significados sobre a área. Considera-se importante iniciativa com essa abordagem, pois entende-se que a forma de comunicar e divulgar a ciência vem se remodelando. Exemplo disso são as redes sociais e aplicativos de comunicação instantâneas. Textos rápidos que demandam pouco tempo de leitura podem despertar mais o interesse do leitor, dando mais visibilidade a resultados de pesquisas e inovação, normalmente, disponibilizados em canais formais livros,  teses, entre outros. 

O  CIExpress está em jornada incipiente, implementando a sua estrutura, e conta com a colaboração de pesquisadores da área que tenham interesse em divulgar pesquisas ou novidades de caráter científico, de forma rápida, objetiva e contínua. O CIExpress tem como ponto forte a forma de interação com seu público nas redes sociais. A seguir, detalhes da sua estrutura: 

  1. Layout - iniciou-se as atividades de editoração utilizando a plataforma  Wix, uma plataforma online de criação e edição de sites em linguagem HyperText Markup Language (HTML), entretanto,  com avançar do período de implantação, identificou-se a necessidade de migração para uma plataforma que atendesse melhor o gerenciamento científico dos textos, abrangendo desde a etapa de submissão, passando pela avaliação por pares até a publicação final. Assim, o Open Journal Systems (OJS) foi selecionado para gerenciar o CIExpress e desde 2022, a plataforma está sendo preparada, migrando textos já publicados na plataforma utilizada anteriormente;
  2. Conteúdo - a proposta inicial foi dividir o conteúdo em três seções: a primeira é a Fique por dentro, destinada a apresentação de conceitos em construção, em contexto geral da área e do eu escopo de atuação; a segunda é a Personalidades: voltada para exposição biográfica ou autobiográfica de autores, pesquisadores ou autoridades de notório saber das áreas de abrangência do canal; a terceira é a Ciência 1.1 - objetiva disponibilizar conteúdos em formato picth, vídeos, podcast ou videoartigos sobre temas da área.  Os textos são de autores convidados ou recebidos de forma orgânica, sistêmica, por submissões via OJS.
  3. Diretrizes aos autores - de forma sintetizada, determina o foco e o escopo do CIExpress, a periodicidade; a inexistência de cobrança de taxas de publicação de texto, a declaração de responsabilidade, declaração de privacidade exigida pela lei brasileira de proteção de dados pessoais, o formato de apresentação dos textos, as diretrizes de submissões, a preservação digital, as recomendações de compartilhamento em redes sociais científicas e esclarecimentos sobre a divulgação em mídias sociais digitais de contextos genéricos e as científicas.
  4. Equipe - formada por colaboradores de diversas instituições, além de conselho editorial que tem função consultiva sobre temas de interesse do CIExpress, entre outras funções. Garantindo a manutenção e sustentabilidade do periódico; 
  5. Estratégia de comunicação -  como forma de divulgação, os teaser dos textos são disponibilizados nos perfis das redes sociais digitais: Twitter, selecionado por haver mais presença de cientistas, @ci_express; Facebook, por ser a plataforma mais popular no país, @cienciadainformacaoexpress; Instagram, por sem uma plataforma com grande visibilidade de vídeos e imagens, @cienciadainformacaoexpress. Visando a maior disseminação do seu conteúdo, recomenda aos autores que divulguem suas notas nas sua redes sociais de âmbito geral e científicas:​

Devido a forma inovadora de divulgar seus texto, o periódico foi apresentado  na 12ª Conferência Luso-brasileira de Ciência Aberta e foi classificado como  projeto finalista do Premio Latinoamericano a la Innovación en Educación Superior, sendo apresentado no Encuentro Latinoamericano a la Innovación en Educación Superior, ambos no ano de 2021, na Colômbia.

Este canal é também considerado pelo idealizador parte de um conjunto de fatores que motivaram o desenvolvimento de uma pesquisa que buscou observar a abertura da ciência e o sistema de comunicação científica, buscando evidências que diagnosticam a aderência de universidades públicas federais brasileiras à Ciência Aberta, maiores produtoras de pesquisa científica no país. É um subprotudo da tese intitulada: Ciência Aberte em universidades públicas federais brasileiras: políticas, ações e iniciativas, defendida em 18/11/2022, no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/UFMG), conduzida por Nivaldo Calixto Ribeiro, sob orientação da Prof. Dr. Dalgiza Andrade Oliveira.

Em 20 de março de 2023, por meio do Despacho do diretor da Editora UFLA, nº 2, Documento SEI 0035172, processo 23090.006210/2023-40, o CIEXpress, foi institucionalizado como publicação oficial da Universidade Federal de Lavras (UFLA).