A editora universitária da Univale
um estudo de caso do processo de reestruturação
DOI:
https://doi.org/10.60144/v5i.2024.121Palavras-chave:
Gestão da Informação e do Conhecimento, Editoração Científica, Editora Universitária, UNIVALE EditoraResumo
Objetivo: apresentar a reestruturação editorial e administrativa da UNIVALE Editora, a partir de 2022. Método: este artigo é caracterizado como um estudo de caso, com aplicação de aporte teórico da Gestão da Informação e do Conhecimento ao processo de editoração científica da UNIVALE. Para isso, foi realizado um diagnóstico, consulta às diretrizes da Associação Brasileira de Editoras Universitárias - ABEU, e pesquisas sobre boas práticas em outras editoras científicas. Foram aplicadas ferramentas de planejamento e gestão da qualidade, a fim de otimizar os fluxos e processos da informação científica. Resultado: a partir da reestruturação, foi possível adequar o funcionamento da editora ao que se espera de uma editora universitária, preconizado pela ABEU. Dentre os principais resultados têm-se o desenvolvimento dos documentos, Manual da Escrita, Guia do Parecerista, publicação de editais e filiação à ABEU. Conclusões: os processos se deram com a finalidade de proporcionar a oferta de serviços de editoração que garanta a qualidade técnica e de conteúdo. Portanto, a reformulação de uma editora universitária demanda pesquisa, técnicas e ferramentas de gestão, bem como necessita de uma equipe multidisciplinar.
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