Gestão de conhecimento e sua aplicação no ensino superior

estudo de caso do impacto gerencial nas universidades em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60144/v5i.2024.113

Palavras-chave:

Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Instituição de Ensino Superior

Resumo

Objetivo: O artigo verifica em que medidas Instituições de Ensino Superior (IES) moçambicanas praticam princípios de gestão do conhecimento (GC) em suas atividades acadêmicas e administrativas. Método: para atingir os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva com profissionais docentes, corpo técnico administrativo e diretores das unidades de uma IES. Utilizou-se da abordagem qualitativa com instrumentos de coleta de dados quali-quantitativo. Foi construído e aplicado por meio do instrumento quantitativo um questionário para analisar como os inquiridos percebem à aplicabilidade da GC nas IES pesquisadas. Os dados qualitativos foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo, como também analisados os documentos oficiais do Governo Moçambicano que abordam as políticas de ensino superior do país. Resultados: os resultados da pesquisa mostraram que a instituição possui uma visão positiva dos funcionários, valorizando seu conhecimento, experiência e capacidade de inovação. Além disso, constatou-se que a instituição oferece oportunidades para o desenvolvimento profissional dos funcionários, incentiva a criação de novos conhecimentos e estimula a disseminação do conhecimento entre os seus servidores. Conclusões: entretanto, alguns pontos merecem atenção, como a necessidade de melhorar a cultura de criação do conhecimento; a necessidade de melhorar os processos para disseminar o conhecimento e a necessidade de incorporar o conhecimento oriundo de fontes externas.

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Beira, J. C., & Barbosa, R. R. (2024). Gestão de conhecimento e sua aplicação no ensino superior: estudo de caso do impacto gerencial nas universidades em Moçambique. Ciência Da Informação Express, 5, 1–37. https://doi.org/10.60144/v5i.2024.113

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