Avaliando teses e dissertações

uso de um instrumento para análise crítica de relatório de pesquisa

Authors

Keywords:

Metodologia científica, Relatórios de pesquisa, Teses e dissertações, Trabalhos acadêmicos

Abstract

A comunicação científica inclui a publicação de pesquisas em artigos de periódicos científicos, livros, teses, dissertações, em anais de eventos, entre outros, sendo estas produções científicas, em geral, pré-avaliadas por pares. O entendimento de que avaliação prévia pelos pares é, provavelmente, o fator mais importante e determinante do caráter científico de um conhecimento, torna imprescindível o processo de julgamento de um manuscrito submetido à publicação ou certificação (TOUTAIN, 2007). Press release sobre o artigo, que cria instrumento de análise crítica de relatórios de pesquisas e relata a aplicação na avaliação de uma tese e de uma dissertação.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação : referências : elaboração. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação : resumo : apresentação. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação: Trabalhos acadêmicos : apresentação. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2011.

BABBIE, E. R. The practice of social research. Belmont: Wadsworth Publishing, 2012.

CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 4. ed. Thousand Oaks: Sage, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2018. 169 p.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 200 p.

GUIMARÃES, J. A. C. O resumo como instrumento para a divulgação e a pesquisa científica. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.11, n.1, p.3-16, Jan.-Abr. 2005. Disponível em: https://www.abpee.net/pdf/artigos/art-11-1-1.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.

LUNARDELLI, R. S. A.; PAIVA, A. D. C. KAWAKAMI, T. T. Os resumos e suas especificidades em periódicos brasileiros da Ciência da Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e65367OS. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e65367. Acesso em: 10 jan. 2021.

MINAYO, M. C. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013. 274 p.

RIBEIRO, N. C.; SANTOS, S. R. de O.; CARVALHO, G. M. de; TEIXEIRA, R. de B.; MACULAN, B. C. M. dos S.; CENDÓN, B. V. Instrumento para análise crítica de relatórios de pesquisas: teses e dissertações. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 26, p. 01-25, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.e78678. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78678. Acesso em: 16 set. 2021.

TOUTAIN, L. M. B. (Org.). Para entender a ciência da informação. Salvador : EDUFBA, 2007. 42 p. (Saladeaula ; 5). Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ufba/145. Acesso em: 2 set. 2020.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 16. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2016. 94 p.

WILKINSON, A. M. The scientist’s handbook for writing papers and dissertations. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1991.

Published

2021-10-29

How to Cite

Ribeiro, N. C., Santos, S. R. de O., Carvalho, G. M. de, Teixeira, R. de B., Maculan, B. C. M. dos S., & Cendón, B. V. (2021). Avaliando teses e dissertações: uso de um instrumento para análise crítica de relatório de pesquisa. Ciência Da Informação Express, 2, 1–12. Retrieved from https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/71

Issue

Section

Press release

Categories

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>