Indústria 4.0 x Bibliotecas escolares do futuro

impactos para os profissionais da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60144/v4i.2023.98

Palavras-chave:

Biblioteca 4.0, Biblioteca escolar, Profissionais da Informação

Resumo

A Indústria 4.0 é um termo utilizado para descrever a quarta revolução industrial, que se caracteriza pela incorporação de tecnologias digitais em processos produtivos. Essas tecnologias incluem inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), big data e outras inovações que permitem a automação de tarefas e a conexão entre sistemas, máquinas e pessoas. Um dos impactos mais significativos da Indústria 4.0 para os profissionais da informação é a necessidade de desenvolver novas competências relacionadas à tecnologia. Conclui´-se que a Indústria 4.0 é uma transformação importante que afeta diversas áreas, incluindo a biblioteconomia e, para os profissionais da informação, a adoção de tecnologias digitais oferece novas oportunidades de atuação e de prestação de serviços de qualidade aos usuários.

mceclip0-bd1d799d8cfa457bf39417e0be9357ef.png

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, K. Guia definitivo da educação 4.0: uma rede de conexões interligando pessoas e saberes. Disponível em: http://www.plannetaeducacao.com.br/portal/arquivo/editor/file/ebook-educacao4.0-planneta.pdf. Acesso em: 13 set. 2019.

FORESTI, F.; VARVAKIS, G. A biblioteca e o novo paradigma produtivo da indústria 4.0. Revista ACB, Florianópolis, v. 24, n. 3, p. 513-535, dez. 2019. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1527. Acesso em: 04 jun. 2020.

NASCIMENTO, A. Educação e tecnologia superarão os limites. Disponível em: https://itforum365.com.br/educacao-e-tecnologia-superarao-os-limites/. Acesso em: 25 de mar. 2019.

SALA, F.; OTTONICAR, S. L. C.; CASTRO FILHO, C. M. Políticas públicas, bibliotecas escolares e o bibliotecário no contexto da indústria 4.0. Informação & Informação, v. 25, n. 2, p. 430-455, 2020. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38271/pdf_1. Acesso em: 15 maio 2023.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Sala, F. (2023). Indústria 4.0 x Bibliotecas escolares do futuro: impactos para os profissionais da informação. Ciência Da Informação Express, 4, 1–7. https://doi.org/10.60144/v4i.2023.98

Edição

Seção

Artigo de comunicação

Categorias