Decolonizando a Organização do Conhecimento:
conceitos, teorias e epistemologias de Abya Yala
DOI:
https://doi.org/10.60144/v3i.2022.47Palavras-chave:
Decolonilidade, Organização do Conhecimento, Abya YalaResumo
O enfrentamento a lógicas colonizadoras hegemônicas que promovem violências epistêmicas e injustiças sociais precisa ser fortalecido no campo da Organização do Conhecimento (OC), e para isso se faz é necessário adotarmos uma postura decolonial. A OC como um espaço investigativo autônomo, que guarda fortes relações de dialogicidades com a Ciência da Informação (CI) e que precisa urgentemente se abrir para o enfrentamento do processo colonizador do conhecimento, bem como de sua ordenação colonizadora. Na busca por critérios para a construção de um corpus de análise que visa compreender quais são os estudos decoloniais em OC, foram estabelecidos três pontos que orientarão nossa busca por abordagens decoloniais na produção científica de OC de Abya Yala. Dessa forma, observamos que, a decolonialidade está presente no campo da OC, ainda que de forma incipiente, não somente pela utilização de termos como “decolonial”, “decolonialidade” ou “descolonização”, mas, também, quando ocorre a presença de populações que confrontam o lugar epistêmico que grupos hegemônicos as colocam. Além disso, consideramos ser possível estabelecer uma OC potencialmente liberada do colonialismo epistêmico, direcionando os esforços para a concepção de uma epistemologia própria, capaz de lidar efetivamente com os problemas socioculturais impostos na nossa realidade, que, numa perspectiva teórico-crítica, contribuirá ao movimento decolonizador.
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