A pedagogia aberta na produção científica brasileira
uma persppectiva a partir de teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.60144/v5i.2024.119Palavras-chave:
Pedagogia Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Educação Inclusiva, Práticas Educativas, Acesso aberto ao conhecimentoResumo
Introdução: as tecnologias digitais da informação e comunicação têm sido fundamentais na criação de novas abordagens pedagógicas, destacando-se a pedagogia aberta. Essa metodologia promove o acesso livre ao conhecimento por meio de Recursos Educacionais Abertos (REA), facilitando a democratização da educação e o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais flexíveis e colaborativas. Objetivo: identificar e analisar registros científicos sobre pedagogia aberta na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), buscando compreender sua aplicação e relevância em diferentes contextos acadêmicos. Metodologia: foi adotada uma metodologia documental, descritiva e quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu em 30 de agosto de 2023, utilizando o termo "pedagogia aberta" como critério de busca. A análise focou em identificar áreas do conhecimento, contextos educacionais e abordagens metodológicas nos trabalhos encontrados. Resultados: foram identificados nove documentos, sendo seis dissertações e três teses, todos na área de Ciências Humanas. Esses estudos abordam a aplicação da pedagogia aberta em contextos como educação musical e artística. Conclusão: a pedagogia aberta demonstra ampla aplicabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas mais inclusivas e colaborativas, impactando positivamente diversas áreas do conhecimento e promovendo maior equidade no acesso à educação.
Downloads
Referências
AMIEL, Tel. Práticas educacionais abertas: entre saberes comuns e partilha. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 85-103, 2012.
ATENAS, J.; HAVEMANN, L. Quality assurance in the open: na evaluation of oer repositories. INNOQUAL: The InternationalJournal for Innovation and Quality in Learning, Brussels, v. 1, n. 2, p. 22-34, 2013.
BARROS, Fábio Carrilho Santos. Pedagogias abertas e o modelo artístico no ensino do violão para iniciantes. 2017. Dissertação (Mestrado em Processos de Criação Musical) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
BATES, A. W. Enseñarenla era digital:guía para eldiseño de laenseñanza y elaprendizaje. Buenos Aires: CETEC FIUBA, 2022. Disponível em: https://pressbooks.pub/teachinginadigitalagev3spanish/. Acesso em: 29 ago. 2023.
CERNY, Roseli Zen; SANTOS, Luiz Carlos dos. Educação a Distância: práticas pedagógicas e ambientes de aprendizagem. Curitiba: CRV, 2018.
CONOLE, G. Designing for Learning in an Open World. New yor: Springer, 2013.
DUCROQUET, Elaine Barbosa dos Santos. Jogos de improvisação musical: a voz em processos de criação e experimentação. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
EHLERS, U. D.ExtendingtheTerritory: From Open EducationalResourcesto Open EducationalPractices. Journal of Open, Flexible, and Distance Learning, Wellington, v. 15, n. 2, p. 1-10, 2011.
FILATRO, Andréa. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2008.
GARRITTY, C. et al. Cochrane rapid reviews methods group offers evidence-informed guidance to conduct rapid reviews. Journal of Clinical Epidemiology, New York, v. 130, p. 13-22, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0895435621001332. Acesso em: 30 ago. 2024.
HAMEL, Candyce; MICHAUD, Alan; THUKU, Micere;STEVENS, Adrienne; NUSSBAUMER-STREIT; Barbara; GARRITTY, Chantelle.Defining Rapid Reviews: a systematic scoping review and thematic analysis of definitions and defining characteristics of rapid reviews. Journal of Clinical Epidemiology, New York, v. 129, p. 74-85, 7 oct. 2020.Disponívelem:http://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2020.09.041. Acesso em: 10 dez. 2022
HEGARTY, B. Attributes of open pedagogy: a model for using open educational resources. Educational Technology, Englewood Cliffs, v. 55, n. 4, p. 3-13, 2015.
HODGKINSON-WILLIAMS, C.; GRAY, E. Degrees of openness: the emergence of open educational resources at the University of Cape Town. International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology (IJEDICT), Bridgetown, v. 5, n. 5, p. 101-116, 2009.
PEREIRA, Denise Perdigão. Educação artística como possibilidade de experimentação utópica: o caso da Mindelo Escola Internacional de Arte em Cabo Verde. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
PIOVANI, Verônica Gabriela Silva. Escola, tecnologia e sociabilidade na educação física: intercâmbios pedagógico-culturais no âmbito do plano Ceibal e do Prouca. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
PRETTO, Nelson De Luca; BONILLA, Maria Helena Silveira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 5. ed. Salvador: Edufba, 2015.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnica da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ROCHA, José Cláudio. A reinvenção solidária e participativa da universidade: um estudo sobre rede de extensão universitária no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.
RUEDELL, Pedro. Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich: perspectivas pedagógicas abertas frente aos dispositivos legais vigentes. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2006.
TRICCO, A. C.; LANGLOIS, E. V.; STRAUS, S. E. (Eds.). Rapid reviews to strengthen health policy and systems: a practical guide. Genebra: World Health Organization, 2017. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/258698/9789241512763-eng.pdf. Acesso em: 30 ago. 2024.
WILEY, D. The access compromise and the 5th R. Iterating Toward Openness, 2014. Disponível em: http://opencontent.org/blog/archives/3221. Acesso em: 20 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 Francinara da Costa Cândico, Eduardo César Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.