A pedagogia aberta na produção científica brasileira

uma persppectiva a partir de teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60144/v5i.2024.119

Palavras-chave:

Pedagogia Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Educação Inclusiva, Práticas Educativas, Acesso aberto ao conhecimento

Resumo

Introdução: as tecnologias digitais da informação e comunicação têm sido fundamentais na criação de novas abordagens pedagógicas, destacando-se a pedagogia aberta. Essa metodologia promove o acesso livre ao conhecimento por meio de Recursos Educacionais Abertos (REA), facilitando a democratização da educação e o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais flexíveis e colaborativas. Objetivo: identificar e analisar registros científicos sobre pedagogia aberta na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), buscando compreender sua aplicação e relevância em diferentes contextos acadêmicos. Metodologia: foi adotada uma metodologia documental, descritiva e quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu em 30 de agosto de 2023, utilizando o termo "pedagogia aberta" como critério de busca. A análise focou em identificar áreas do conhecimento, contextos educacionais e abordagens metodológicas nos trabalhos encontrados. Resultados: foram identificados nove documentos, sendo seis dissertações e três teses, todos na área de Ciências Humanas. Esses estudos abordam a aplicação da pedagogia aberta em contextos como educação musical e artística. Conclusão: a pedagogia aberta demonstra ampla aplicabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas mais inclusivas e colaborativas, impactando positivamente diversas áreas do conhecimento e promovendo maior equidade no acesso à educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francinara da Costa Cândico, Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais - Brasil

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Pedagógico Brasileiro (Ipebras), bacharel em Biblioteconomia e pós-graduada em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário de Formiga (UNIFOR), além de licenciada em Educação Especial pelo Centro Universitário ETEP (Faculdade UNIBF). Professora para ensino do uso de Bibliotecas do Estado de Minas Gerais.

Eduardo César Borges, Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Brasil

Graduado em Biblioteconomia pelo UNIFOR-MG e especialista pela Faculdade Signorelli. Atualmente, atua como bibliotecário na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Referências

AMIEL, Tel. Práticas educacionais abertas: entre saberes comuns e partilha. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 85-103, 2012.

ATENAS, J.; HAVEMANN, L. Quality assurance in the open: na evaluation of oer repositories. INNOQUAL: The InternationalJournal for Innovation and Quality in Learning, Brussels, v. 1, n. 2, p. 22-34, 2013.

BARROS, Fábio Carrilho Santos. Pedagogias abertas e o modelo artístico no ensino do violão para iniciantes. 2017. Dissertação (Mestrado em Processos de Criação Musical) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

BATES, A. W. Enseñarenla era digital:guía para eldiseño de laenseñanza y elaprendizaje. Buenos Aires: CETEC FIUBA, 2022. Disponível em: https://pressbooks.pub/teachinginadigitalagev3spanish/. Acesso em: 29 ago. 2023.

CERNY, Roseli Zen; SANTOS, Luiz Carlos dos. Educação a Distância: práticas pedagógicas e ambientes de aprendizagem. Curitiba: CRV, 2018.

CONOLE, G. Designing for Learning in an Open World. New yor: Springer, 2013.

DUCROQUET, Elaine Barbosa dos Santos. Jogos de improvisação musical: a voz em processos de criação e experimentação. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

EHLERS, U. D.ExtendingtheTerritory: From Open EducationalResourcesto Open EducationalPractices. Journal of Open, Flexible, and Distance Learning, Wellington, v. 15, n. 2, p. 1-10, 2011.

FILATRO, Andréa. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: SENAC, 2008.

GARRITTY, C. et al. Cochrane rapid reviews methods group offers evidence-informed guidance to conduct rapid reviews. Journal of Clinical Epidemiology, New York, v. 130, p. 13-22, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0895435621001332. Acesso em: 30 ago. 2024.

HAMEL, Candyce; MICHAUD, Alan; THUKU, Micere;STEVENS, Adrienne; NUSSBAUMER-STREIT; Barbara; GARRITTY, Chantelle.Defining Rapid Reviews: a systematic scoping review and thematic analysis of definitions and defining characteristics of rapid reviews. Journal of Clinical Epidemiology, New York, v. 129, p. 74-85, 7 oct. 2020.Disponívelem:http://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2020.09.041. Acesso em: 10 dez. 2022

HEGARTY, B. Attributes of open pedagogy: a model for using open educational resources. Educational Technology, Englewood Cliffs, v. 55, n. 4, p. 3-13, 2015.

HODGKINSON-WILLIAMS, C.; GRAY, E. Degrees of openness: the emergence of open educational resources at the University of Cape Town. International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology (IJEDICT), Bridgetown, v. 5, n. 5, p. 101-116, 2009.

PEREIRA, Denise Perdigão. Educação artística como possibilidade de experimentação utópica: o caso da Mindelo Escola Internacional de Arte em Cabo Verde. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

PIOVANI, Verônica Gabriela Silva. Escola, tecnologia e sociabilidade na educação física: intercâmbios pedagógico-culturais no âmbito do plano Ceibal e do Prouca. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

PRETTO, Nelson De Luca; BONILLA, Maria Helena Silveira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 5. ed. Salvador: Edufba, 2015.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnica da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROCHA, José Cláudio. A reinvenção solidária e participativa da universidade: um estudo sobre rede de extensão universitária no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.

RUEDELL, Pedro. Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich: perspectivas pedagógicas abertas frente aos dispositivos legais vigentes. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2006.

TRICCO, A. C.; LANGLOIS, E. V.; STRAUS, S. E. (Eds.). Rapid reviews to strengthen health policy and systems: a practical guide. Genebra: World Health Organization, 2017. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/258698/9789241512763-eng.pdf. Acesso em: 30 ago. 2024.

WILEY, D. The access compromise and the 5th R. Iterating Toward Openness, 2014. Disponível em: http://opencontent.org/blog/archives/3221. Acesso em: 20 ago. 2024.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Cândico, F. da C. ., & Borges, E. C. (2024). A pedagogia aberta na produção científica brasileira: uma persppectiva a partir de teses e dissertações. Ciência Da Informação Express, 5, 1–13. https://doi.org/10.60144/v5i.2024.119

Edição

Seção

Artigo

Categorias