Gestão do conhecimento na administração pública
temas e modelos
DOI:
https://doi.org/10.60144/v5i.2024.109Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Modelo de Gestão do Conhecimento, Revisão Sistemática da Literatura, StArt®, Atlas.tiResumo
Objetivo: Este artigo tem como objetivo verificar como a Gestão do Conhecimento, aplicada ao serviço público, tem sido discutida e modelada no âmbito do principal periódico internacional da área de Gestão do Conhecimento, o Journal of Knowledge Management, que integra a base de dados Emerald. Método: Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, 20 artigos publicados entre 2000 e 2022 foram analisados e levantadas as principais categorias temáticas, tendências e modelos. Resultado: A partir dos assuntos abordados, foram identificadas 14 categorias temáticas demonstrando alta variabilidade, porém, com destaque para estudos com proposições de modelos de Gestão do Conhecimento para o serviço público. Conclusões: Os achados mostram que a Gestão do Conhecimento é um tema contínuo e estável no periódico.
Downloads
Referências
AGRIFOGLIO, R.; METALLO, C.; DI NAUTA, P. UnderstandingKnowledge Management in PublicOrganizationsthroughtheOrganizationalKnowing Perspective: a SystematicLiterature Review andBibliometricAnalysis. Public Organization Review, Dordrecht, v. 21, n. 1, p. 137–156, mar. 2021. Disponível em: https://link.springer.com/10.1007/s11115-020-00480-7. Acesso em: 2 fev. 2023.
AHMAD, K.; JIANMING, Z.; RAFI, M. Assessingtheliteratureofknowledge management (KM) in thefieldoflibraryandinformationscience. Information Discovery and Delivery, Bingley, v. 47, n. 1, p. 35–41, 1 jan. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IDD-06-2018-0021. Acesso em: 14 abr. 2023.
AL AHBABI, S. A. et al.Employeeperceptionofimpactofknowledge management processes onpublic sector performance. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 23, n. 2, p. 351–373, 2019. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85058835903&doi=10.1108%2fJKM-08-2017-0348&partnerID=40&md5=208ac1e4f924d33c1fe89db45382be5b.
ALFENAS, R. A. da S. et al. Gestão do conhecimento nas organizações públicas brasileiras: revisão e bibliometria de obras no período de 2008 a 2017. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 72, n. 2, p. 452–478, 30 jun. 2021. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/3913. Acesso em: 2 fev. 2023.
AMORIM, P. M.; COSTA, S. R. R. da. Um Estudo Sobre a Aplicação da Gestão do Conhecimento na Administração Pública / A StudyontheApplicationofKnowledge Management in PublicAdministration. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 6, n. 8, p. 57870–87884, 17 ago. 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14960. Acesso em: 2 fev. 2023.
ANTUNES, R. Impactof digital transformationonknowledge management practices in PortuguesePublicAdministration. In: ICEGOV 2022: 15TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON THEORY AND PRACTICE OF ELECTRONIC GOVERNANCE, 4 out. 2022. 15th International Conference on Theory and Practice of Electronic Governance [...]. Guimarães Portugal: ACM, 4 out. 2022. p. 576–578. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3560107.3560317. Acesso em: 2 fev. 2023.
ASHOK, M. et al.Howtocounterorganisationalinertiatoenableknowledge management practicesadoption in public sector organisations. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 25, n. 9, p. 2245–2273, 2021. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85102957699&doi=10.1108%2fJKM-09-2020-0700&partnerID=40&md5=60a005bd1af2fe24f4de07730d49026f.
BATISTA, F. F. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Rio de Janeiro: Ipea, 2012.
CASTRO, L. et al.Knowledge management andinnovativebehavior: policereformefforts in Puerto Rico. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 26, n. 5, p. 1262–1279, 1 jan. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JKM-02-2021-0133. Acesso em: 14 abr. 2023.
CHAWLA, D.; JOSHI, H. Knowledge management initiatives in Indian publicandprivate sector organizations. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 14, n. 6, p. 811–827, 1 jan. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1108/13673271011084871. Acesso em: 14 abr. 2023.
DURST, S.; LINDVALL, B.; BRUNS, G. Knowledgerisk management in thepublic sector: insights into a Swedish municipality. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 24, n. 4, p. 717–735, 1 jan. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JKM-12-2017-0558. Acesso em: 14 abr. 2023.
EDGE, K. Powerfulpublic sector knowledge management: a schooldistrictexample. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 9, n. 6, p. 42–52, 1 jan. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1108/13673270510629954. Acesso em: 15 abr. 2023.
GOOIJER, J. de. Designing a knowledge management performance framework. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 4, n. 4, p. 303–310, 1 jan. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1108/13673270010379858. Acesso em: 15 abr. 2023.
HANDZIC, M. Integrated socio‐technicalknowledge management model: anempiricalevaluation. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 15, n. 2, p. 198–211, 1 jan. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1108/13673271111119655. Acesso em: 14 abr. 2023.
JAIN, A. K.; JEPPESEN, H. J. Knowledge management practices in a public sector organisation: the role ofleaders’ cognitivestyles. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 17, n. 3, p. 347–362, 1 jan. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JKM-11-2012-0358. Acesso em: 14 abr. 2023.
JOIA, L. A. Assessingunqualifiedin‐serviceteacher training in Brazilusingknowledge management theory: a case study. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 6, n. 1, p. 74–86, 1 jan. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1108/13673270210417718. Acesso em: 15 abr. 2023.
LAIHONEN, H.; MÄNTYLÄ, S. Strategicknowledge management andevolving local government. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 22, n. 1, p. 219–234, 1 jan. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JKM-06-2017-0232. Acesso em: 14 abr. 2023.
MACULAN, B. C. M. dos S. Taxonomia facetada e navegacional: un mecanismo de recuperação. Curitiba: Editora Appuris, 2014.
MARQUES, J. M. R. et al. The relationshipbetweenorganizationalcommitment, knowledgetransferandknowledge management maturity. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 23, n. 3, p. 489–507, 1 jan. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JKM-03-2018-0199. Acesso em: 14 abr. 2023.
MASSARO, M.; DUMAY, J.; GARLATTI, A. Public sector knowledge management: a structuredliterature review. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 19, n. 3, p. 530–558, 1 jan. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JKM-11-2014-0466. Acesso em: 14 abr. 2023.
MEYER, J. P.; ALLEN, N. J. Commitment in the workplace: theory, research, andapplication. Thousand Oaks, Calif: SagePublications, 1997(Advancedtopics in organizationalbehavior).
QUAN, X. et al.Caninnovativeknowledge management platforms lead tocorporateinnovation? Evidencefromacademician workstations in China. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 25, n. 1, p. 117–135, 1 jan. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JKM-12-2019-0684. Acesso em: 14 abr. 2023.
RIEGE, A.; LINDSAY, N. Knowledge management in thepublic sector: stakeholder partnerships in thepublicpolicydevelopment. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 10, n. 3, p. 24–39, 1 jan. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1108/13673270610670830. Acesso em: 14 abr. 2023.
SEBA, I.; ROWLEY, J. Knowledge management in UK police forces. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 14, n. 4, p. 611–626, 1 jan. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1108/13673271011059554. Acesso em: 14 abr. 2023.
SERENKO, A.; BONTIS, N. Global ranking ofknowledge management andintellectual capital academicjournals. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 13, n. 1, p. 4–15, 1 jan. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1108/13673270910931125. Acesso em: 14 abr. 2023.
SERENKO, A.; BONTIS, N. Global ranking ofknowledge management andintellectual capital academicjournals: 2013 update. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 17, n. 2, p. 307–326, 1 jan. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1108/13673271311315231. Acesso em: 14 abr. 2023.
SERENKO, A.; BONTIS, N. Global ranking ofknowledge management andintellectual capital academicjournals: 2017 update. JournalofKnowledge Management, Bradford, v. 21, n. 3, p. 675–692, 1 jan. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JKM-11-2016-0490. Acesso em: 14 abr. 2023.
SERENKO, A.; BONTIS, N. Global ranking ofknowledge management andintellectual capital academicjournals: a 2021 update. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 26, n. 1, p. 126–145, 1 jan. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JKM-11-2020-0814. Acesso em: 14 abr. 2023.
SILVA JUNIOR, L. A.; LEÃO, M. B. C. O software Atlas.ti como recurso para a análise de conteúdo: analisando a robótica no Ensino de Ciências em teses brasileiras. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, p. 715–728, set. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/j/ciedu/a/yBwC9L74v4vD3s4PwVXggsk/. Acesso em: 20 abr. 2023.
SYED‐IKHSAN, S. O. S. bin; ROWLAND, F. Benchmarking knowledge management in a publicorganisation in Malaysia. Benchmarking: AnInternationalJournal, Bradford, v. 11, n. 3, p. 238–266, 1 jan. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1108/14635770410538745. Acesso em: 22 jun. 2023.
SYED‐IKHSAN, S.; ROWLAND, F. Knowledge management in a publicorganization: a studyontherelationshipbetweenorganizationalelementsandthe performance ofknowledgetransfer. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 8, n. 2, p. 95–111, 1 jan. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1108/13673270410529145. Acesso em: 15 abr. 2023.
VAN BEVEREN, J. Does healthcare for knowledge management? Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 7, n. 1, p. 90–95, 1 jan. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1108/13673270310463644. Acesso em: 15 abr. 2023.
WIIG, K. M. Effective societal knowledge management. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 11, n. 5, p. 141–156, 1 jan. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1108/13673270710819861. Acesso em: 14 abr. 2023.
WIIG, K. M. Knowledge management in publicadministration. Journal of Knowledge Management, Bradford, v. 6, n. 3, p. 224–239, 1 jan. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1108/13673270210434331. Acesso em: 15 abr. 2023.

Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Lílian Dominguez Santana, Frederico Cesar Mafra Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.