Organização do conhecimento na AcoMuVVi
DOI:
https://doi.org/10.60144/v4i.2023.104Keywords:
Classificação bibliográfica, Formação cidadã, Pedagogia de projetos, Mulheres vítimas de violênciaAbstract
Apresenta o caso de organização do conhecimento na instituição Acolhimento a Multiplicidade de Vítimas de Violência (AcoMuVVi), que é uma Organização não Governamental (ONG) articulada com a rede de atendimento às vítimas em situação de violência, no município de Belo Horizonte. A equipe de bibliotecários percebeu que faltam materiais com informações relevantes para orientar as mulheres vítimas de violência que são atendidas pela ONG. Diante desse quadro, a equipe precisa fazer a aquisição de documentos úteis para essa demanda, assim como oferecer serviços e produtos adequados à questão. Todo o material disponibilizado deverá ser classificado utilizando o sistema de classificação bibliográfico CDU, que dá apoio à organização lógica do acervo. A proposta do serviço de disseminação seletiva de informação é montar mapas conceituais sobre a temática.
Downloads
References
FONSECA, Aline Mary Pereira Pinto da. Participação cidadã no orçamento público e desenvolvimento local: análise das experiências das audiências públicas do orçamento em Curitiba e do orçamento participativo em Porto Alegre. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Organizações e Desenvolvimento) – Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino. São João da Boa Vista – SP: Unifae, 2008.
GASPARIN, João Luiz; VERDINELLI, Marilsa Maria. Formação de um leitor crítico no ensino fundamental na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. In: XVI Congresso de Leitura do Brasil, 16., 10 a 13 de julho de 2007, Unicamp, Campinas-SP. Anais [...] Campinas-SP: Unicamp, 2007.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: projetos de trabalho. Tradução: Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Tradução Carlos Henrique Pissardo. São Paulo: Editora da Unesp, 2015.
MACULAN, Benildes Coura Moreira dos Santos. The Universal Decimal Classification in the organization of knowledge: representing the concept of ethics. Knowledge Organization, Frankfurt, 2023. (no prelo).
MOURA, D. P. Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora. Só Pedagogia, [s.l.], out. 2010. Disponível em: https://www.pedagogia.com.br/artigos/pedegogiadeprojetos/index.php?pagina=0 Acesso em: 14 mar. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
License
Copyright (c) 2023 Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.