Levantamento da produção acadêmica sobre as redes sociais online no âmbito de periódicos brasileiros de ciência da informação entre os anos de 2010 e 2020
DOI:
https://doi.org/10.60144/v4i.2023.100Keywords:
Produção Acadêmica, Redes Sociais, Ciência da InformaçãoAbstract
Objetivos: apresentar o resultado do levantamento da produção acadêmica acerca das redes sociais online (RSO) no âmbito de periódicos nacionais da área de Ciência da Informação (CI), entre os anos de 2010 de 2020. Metodologias: foram pesquisados periódicos da área da CI indexados pela Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), utilizando-se um termo de busca e levantando quantitativamente o total de artigos recuperados e qualitativamente se eles tinham a temática relacionada às RSO. Resultados: alguns apontamentos levam em conta puramente os dados coletados, enquanto outros são deduções feitas a partir de inferências e para as quais seriam necessárias novas pesquisas, sendo relevante: o universo pesquisado; o termo de pesquisa: inicialmente; e a flutuação observada e causas da variação. Conclusões: ao final da investigação, constatou-se que a pesquisa acerca das RSO, nos periódicos selecionados, aumentou 442,86%, entre 2010 e 2020.
Downloads
References
GARTON, Laura; HAYTHORNTHWAITE, Caroline; WELLMAN, Barry. Studying Online Social Networks. Journal of Computer Mediated Communication, Oxford, v. 3, n. 1, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1083-6101.1997.tb00062.x. Acesso em: 30 maio 2023.
SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22308. Acesso em: 30 maio 2023.
SAWYER, S.; HUANG, H. Conceptualizing information, technology, and people: Comparing information science and information systems literatures. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 58, n. 10, p. 1436-1447, 2007. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/asi.20621. Acesso em: 30 maio 2023.
SIMÕES, Rosa Maria Rolim. As Redes Sociais na Adolescência em Portugal: Quem Utiliza? Dissertação (Mestrado em Estatística e Gestão da Informação). Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa, 2011. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/7359. Acesso em: 30 maio 2023.
SILVA, J. L. C.; FREIRE, G. H. A. Um olhar sobre a origem da ciência da informação: indícios embrionários para sua caracterização identitária. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 17, n. 33, p. 1-29, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n33p1. Acesso em: 21 maio de 2022.
VANTI, Nadia Aurora Peres. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652002000200016. Acesso em: 21 maio de 2022.
ZENHA, Luciana. Redes sociais online: o que são as redes sociais e como se organizam?, Caderno de Educação, Belo Horizonte, ano 20 - n. 49, v.1, 2018 - p. 19 a 42. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/cadernodeeducacao/article/view/2809. Acesso em: 21 maio de 2022.
ZINS, C. Conceptions of information science. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 58, n. 3, p. 335-350, 2007. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.20507. Acesso em: 21 maio de 2022.
Downloads
Published
How to Cite
License
Copyright (c) 2023 Regina Aparecida Prisco Paiva Garcia Silva, André Luiz Ogando Pereira, Frederico Cesar Mafra Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.