Aplicações da folksonomia na organização e representação da informação em plataformas streaming de jogos digitais

steam em foco

Autores

  • Raimunda Fernanda dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Brasil https://orcid.org/0000-0002-7750-3269
  • Tamires Fonseca Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.60144/v6i.2025.132

Palavras-chave:

Folksonomia, Representação colaborativa da informação, Jogos digitais, Plataformas de streaming

Resumo

Objetivo:analisar as aplicações da Folksonomia nas práticas de organização e representação colaborativa de jogos digitais na plataforma Steam. Método: utiliza como metodologia as pesquisas bibliográfica, documental, exploratória, descritiva com abordagem qualitativa, mediante a aplicação de um estudo de caso na plataforma Steam. Resultado:Como práticas de representação da informação a serem realizadas pelos profissionais da informação nesses ambientes, foi possível identificar como sugestão: o registro dos jogos; a catalogação, a classificação e a indexação desses recursos informacionais; elaboração de instrumentos de controle terminológico nesses ambientes, em especial ontologias; elaboração de resumos e resenhas, por exemplo. Conclusões: Conclui que a Folksonomia influencia na organização, representação e recomendação de produtos na plataforma analisada, além de contribuir para a personalização das contas dos usuários e suas interações.

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

Santos, R. F. dos, & Carvalho, T. F. (2025). Aplicações da folksonomia na organização e representação da informação em plataformas streaming de jogos digitais: steam em foco . Ciência Da Informação Express, 6, 1–24. https://doi.org/10.60144/v6i.2025.132

Edição

Seção

Artigo

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