Aplicações da folksonomia na organização e representação da informação em plataformas streaming de jogos digitais
steam em foco
DOI:
https://doi.org/10.60144/v6i.2025.132Palavras-chave:
Folksonomia, Representação colaborativa da informação, Jogos digitais, Plataformas de streamingResumo
Objetivo:analisar as aplicações da Folksonomia nas práticas de organização e representação colaborativa de jogos digitais na plataforma Steam. Método: utiliza como metodologia as pesquisas bibliográfica, documental, exploratória, descritiva com abordagem qualitativa, mediante a aplicação de um estudo de caso na plataforma Steam. Resultado:Como práticas de representação da informação a serem realizadas pelos profissionais da informação nesses ambientes, foi possível identificar como sugestão: o registro dos jogos; a catalogação, a classificação e a indexação desses recursos informacionais; elaboração de instrumentos de controle terminológico nesses ambientes, em especial ontologias; elaboração de resumos e resenhas, por exemplo. Conclusões: Conclui que a Folksonomia influencia na organização, representação e recomendação de produtos na plataforma analisada, além de contribuir para a personalização das contas dos usuários e suas interações.
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