Glossário em perspectiva

um estudo intermediário sobre as concepções e características no domínio da Biblioteconomia e Ciência da Informação Brasileira (BCI)

Autores

  • Junio Lopes-Nascimento Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-2276-1460
  • Brenda Vasconcelos Attalla Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gercina Ângela de Lima Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-6623-1424

DOI:

https://doi.org/10.60144/v5i.2024.112

Palavras-chave:

Glossários, Objetos de aprendizagem, Sistemas de Organização do Conhecimento

Resumo

Objetivo: Mapear as distintas perspectivas e características do glossário no contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) no Brasil. Metodologia: A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, caracteriza-se como uma investigação, exploratória e descritiva, pois utiliza-se da pesquisa bibliográfica para realizar o mapeamento dos documentos indexados na Base Peri e BRAPCI para compreender como o glossário é utilizado. A amostra consiste em 44 documentos, entre artigos e trabalhos publicados em anais de congresso, sendo uma verificação não-probabilística do tipo acidental. Adotou-se como procedimento descrever os documentos e as fases do processo de análise de assunto. Resultados: O resultado do trabalho configurou-se em oito perspectivas sobre o glossário, que foram organizadas em duas categorias: a) construção e; b) utilização. Do ponto de vista da construção, o glossário pode ser entendido como: 1) um Sistema de Organização do Conhecimento (SOC); 2) um elemento pós-textual de documentos; 3) um objeto de aprendizagem; 4) um componente no levantamento de requisitos para o desenvolvimento de sistemas de informação. Do ponto de vista da utilização, o glossário se manifesta como: 5) um tipo de postagem em redes sociais; 6) uma ferramenta para auxiliar na recuperação da informação; 7) uma fonte de informação; 8) uma obra de referência. Considerações finais: O trabalho contribui significativamente para mapear as oito perspectivas distintas de uso dos glossários no campo da BCI, oferecendo uma compreensão abrangente de suas múltiplas facetas.

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Biografia do Autor

Junio Lopes-Nascimento, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Gestão e Organização do Conhecimento. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC). Escola de Ciência da Informação (ECI). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Brenda Vasconcelos Attalla, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Gestão e Organização do Conhecimento. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC). Escola de Ciência da Informação (ECI). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Gercina Ângela de Lima, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI). Escola de Ciência da Informação (ECI). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

Lopes-Nascimento, J., Vasconcelos Attalla, B., & Ângela de Lima, G. (2024). Glossário em perspectiva: um estudo intermediário sobre as concepções e características no domínio da Biblioteconomia e Ciência da Informação Brasileira (BCI). Ciência Da Informação Express, 5, 1–28. https://doi.org/10.60144/v5i.2024.112

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