O uso do Twitter pelos periódicos da Ciência da Informação
Palavras-chave:
Altmetria, Métricas alternativas, Twitter, Redes sociais, Periódicos científicosResumo
O uso de mídias sociais, em especial o Twitter, pelos periódicos da Ciência da Informação pode contribuir para a ampliação do diálogo científico com a sociedade, diversificando as formas de divulgação da ciência veiculada por eles, possibilitando, assim, a ampliação da visibilidade e do alcance das pesquisas. Dado o papel social de um periódico científico, a serviço da comunidade, tem sido usado, ainda, para noticiar e repercutir acontecimentos importantes para a área.
Downloads
Referências
ARAUJO, R. F. Os estudos cibermétricos da informação: das estruturas web aos recursos da web social. In: ARAUJO, R. F. (Org.). Estudos métricos da informação na web: atores, ações e dispositivos informacionais. Maceió: Edufal, 2015, p. 17-36. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/353982903_Os_estudos_cibermetricos_da_informacao_das_estruturas_web_aos_recursos_da_websocial. Acesso em: 18 ago. 2022.
CASTANHA, R. G. The-Bibliographic-Coupler: The Bibliographic Coupler v1.0. Zenodo. 2021. DOI https://doi.org/10.5281/zenodo.5789899. Disponível em: https://zenodo.org/record/5789899#.Yo_DcKjMK5d. Acesso em: 18 ago. 2022.
DELBIANCO, N. R.; VALENTIM, M. L. P. Sociedade da Informação e as mídias sociais no contexto da comunicação científica. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 11, p. 1-11, 2022. DOI http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v11i0.78778. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/78778. Acesso em: 18 ago. 2022.
KEMP, S. Digital 2022: another year of bumper growth. We are Social. 2022. Disponível em: https://wearesocial.com/uk/blog/2022/01/digital-2022-another-year-of-bumper-growth-2/. Acesso em: 18 ago. 2022.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Person Education do Brasil.
PRIEM, J. Altmetrics. Vancouver, 28 set. 2010. Twitter: @jasonpriem. Disponível em: https://twitter.com/jasonpriem/status/25844968813. Acesso em: 18 ago. 2022.
SILVA, T. Introdução a Análise de Redes para Mídias Sociais (Monitoramento de Mídias Sociais: Inteligência de Mercado). 30 jul. 2015. 121 slides. Disponível em: https://pt.slideshare.net/tarushijio/introduo-a-anlise-de-redes-para-mdias-sociais. Acesso em: 18 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2022 Natalia Rodrigues Delbianco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.