Levantamento da produção acadêmica sobre as redes sociais online no âmbito de periódicos brasileiros de ciência da informação entre os anos de 2010 e 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60144/v4i.2023.100

Palavras-chave:

Produção Acadêmica, Redes Sociais, Ciência da Informação

Resumo

Objetivos: apresentar o resultado do levantamento da produção acadêmica acerca das redes sociais online (RSO) no âmbito de periódicos nacionais da área de Ciência da Informação (CI), entre os anos de 2010 de 2020. Metodologias: foram pesquisados periódicos da área da CI indexados pela Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), utilizando-se um termo de busca e levantando quantitativamente o total de artigos recuperados e qualitativamente se eles tinham a temática relacionada às RSO. Resultados: alguns apontamentos levam em conta puramente os dados coletados, enquanto outros são deduções feitas a partir de inferências e para as quais seriam necessárias novas pesquisas, sendo relevante: o universo pesquisado; o termo de pesquisa: inicialmente; e a flutuação observada e causas da variação. Conclusões: ao final da investigação, constatou-se que a pesquisa acerca das RSO, nos periódicos selecionados, aumentou 442,86%, entre 2010 e 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GARTON, Laura; HAYTHORNTHWAITE, Caroline; WELLMAN, Barry. Studying Online Social Networks. Journal of Computer Mediated Communication, Oxford, v. 3, n. 1, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1083-6101.1997.tb00062.x. Acesso em: 30 maio 2023.

SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22308. Acesso em: 30 maio 2023.

SAWYER, S.; HUANG, H. Conceptualizing information, technology, and people: Comparing information science and information systems literatures. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 58, n. 10, p. 1436-1447, 2007. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/asi.20621. Acesso em: 30 maio 2023.

SIMÕES, Rosa Maria Rolim. As Redes Sociais na Adolescência em Portugal: Quem Utiliza? Dissertação (Mestrado em Estatística e Gestão da Informação). Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa, 2011. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/7359. Acesso em: 30 maio 2023.

SILVA, J. L. C.; FREIRE, G. H. A. Um olhar sobre a origem da ciência da informação: indícios embrionários para sua caracterização identitária. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 17, n. 33, p. 1-29, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n33p1. Acesso em: 21 maio de 2022.

VANTI, Nadia Aurora Peres. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652002000200016. Acesso em: 21 maio de 2022.

ZENHA, Luciana. Redes sociais online: o que são as redes sociais e como se organizam?, Caderno de Educação, Belo Horizonte, ano 20 - n. 49, v.1, 2018 - p. 19 a 42. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/cadernodeeducacao/article/view/2809. Acesso em: 21 maio de 2022.

ZINS, C. Conceptions of information science. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 58, n. 3, p. 335-350, 2007. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.20507. Acesso em: 21 maio de 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Silva, R. A. P. P. G., Pereira, A. L. O., & Pereira, F. C. M. (2023). Levantamento da produção acadêmica sobre as redes sociais online no âmbito de periódicos brasileiros de ciência da informação entre os anos de 2010 e 2020. Ciência Da Informação Express, 4, 1–18. https://doi.org/10.60144/v4i.2023.100

Edição

Seção

Artigo

Categorias